Enunciado

Reconsidere o Prob. 6–24. Usando o EES (ou outro programa), investigue o preço do carvão considerando que os períodos de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional sejam variáveis.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, para este tipo de problema, poderíamos utilizar o Excel para a geração do gráfico também (principalmente porque não necessitamos de propriedades termodinâmicas). Mas neste caso, vamos mostrar o gráfico gerado pelo software EES.

Então, o problema é analisado da mesma forma do Prob. 6–24, com a diferença que há variação nos períodos de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional.

Passo 2

Vamos à linha de código a ser implementada no programa:

Bem, este é o código implementado para resolver o Prob. 6-24, visto que o período de recuperação, os custos de construção de usinas e a eficiência operacional são valores constantes, onde:

  1. “Retorno”: Representa o período de recuperação
  2. “Custo_IGCC”: Representa o custo de construção de usinas
  3. E “eta_carvão”: Representa a eficiência operacional.

Para este problema, vamos variar os valores das nossas variáveis, uma por uma, afim de analisar a variação no preço do carvão.

Passo 3

Utilizando as ferramentas do software, podemos encontrar os seguintes resultados:

  1. Analisando a variável “Retorno”, temos:
  2. Percebe-se então que, ao variar o “Retorno”, em anos (que foi convertido em horas na linha de código), e deixando constante os outros parâmetros, temos essa variação no custo do carvão.

  3. Agora analisando a variável “Custo_IGCC”:
  4. Percebe-se então que, ao variar o “Custo_IGCC”, e deixando constante os outros parâmetros, inclusive o “Retorno” em 5 anos (como no Prob. 6-24) temos essa variação no custo do carvão.

  5. E por fim, variando “eta_carvão”:

Assim, percebemos que, ao variar o “eta_carvão”, e deixando constante os outros parâmetros, temos essa variação no custo do carvão.

Resposta

Portanto, os gráficos de cada tabela encontrada são representados a seguir:

  1. Com a variação de “Retorno”, em anos:
  2. Com a variação de “Custo_IGCC”:
  3. Com a variação de “eta_carvão”:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Refrigerante-134a a 1,4 MPa e 90 °C é estrangulado até a pressão de 0,6 MPa. A temperatura do refrigerante após o estrangulamento é de: (a) 22 °C (b) 56 °C (c) 82 °C (d) 80 °C (e) 90 °C
Vapor de água a 1 MPa e 300 °C é estrangulado adiabaticamente até a pressão de 0,4 MPa. Considerando que a variação da energia cinética é desprezível, o volume específico do vapor após o estrangulamen
Gases de combustão quentes (aqui considera-se que possuem as mesmas propriedades do ar à temperatura ambiente) entram em uma turbina a gás a 1 MPa e 1.500 K a uma taxa de 0,1 kg/s, e saem a 0,2 MPa e
Um gás ideal se expande em uma turbina adiabática de 1.200 K e 900 kPa até 700 K. Determine a vazão volumétrica na entrada da turbina, em m 3 / s , necessária para a produção de uma potência de 350 kW
Um compressor de ar adiabático deve ser acionado por acoplamento direto com uma turbina a vapor adiabática que também está acionando um gerador. O vapor de água entra na turbina a 12,5 MPa e 500 °C a