Enunciado

Toda a energia dos oceanos está disponível?

Passo 1

Para respondermos essa questão, devemos analisar algumas coisas.

Como o oceano está situado no ambiente, sob uma temperatura T , não é possível extrair dele qualquer trabalho. Podemos extrair a energia das ondas (energia cinética gerada pelos ventos), ou operar turbinas a partir do fluxo da maré (energia cinética gerada pela lua).

No entanto, como a temperatura do oceano não é uniforme, existem alguns locais onde a água fria e a água quente fluem próximas uma da outra, como em profundidades diferentes, assim, nesse caso, um motor térmico pode operar devido à diferencia de temperatura.

Desse modo, temos que como as energias descritas não são formas 100% disponíveis, consequentemente a energia dos oceanos não está totalmente disponível.

Resposta

A energia dos oceanos não está totalmente disponível.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um conjunto cilindro-pistão apresenta volume de câmara igual a 50l i t r o s e contém ar a 110k P a e 25 ° C . O ar, então sofre um processo politrópico reversível até que a pressão atinja 700k P a .
Um jato de ar, que apresenta velocidade ao longe (1) igual a 200m / s , incide numa parede do modo indicado na Fig. 10.105. A pressão e a temperatura do ar no escoamento ao longe são iguais a 100k P a
Reconsidere o motor térmico do Prob. 10.79. A temperatura fornecida para o ar na seção de descarga do motor é 800K . Considerando as mesmas transferências de calor fornecidas no problema, quais são os
Reconsidere o escoamento no bocal descrito no Prob. 9.112. Determine a eficiência baseada na segunda lei da termodinâmica desse equipamento.
Considere o processo irreversível descrito no Prob. 8.128. Admita que o processo poderia ser realizado reversivelmente, colocando-se motores térmicos e/ou bombas de calor entre os tanques A , B e o ci