Enunciado

10- O instrumento para exibição do espectro de um sinal é conhecido como:

( a ) osciloscópio

( b ) espectograma

( c ) analisador de espectro

( d ) espectômetro de Fourier.

Passo 1

Dicionário: espectro:  é uma representação das amplitudes ou intensidades - o que geralmente traduz-se por energia - dos componentes ondulatórios de um sistema quando discriminadas uma das outras em função de suas respectivas frequências.

O osciloscópio é um instrumento que nos mostra na base do tempo o comportamento de sinais elétricos ( tensão elétrica) .

Espectograma são gráficos que analisam a densidade espectral da energia, normalmente está representada por um gráfico tempo x frequência, e com ela você consegue ‘’ver áudios’’ em programas como o Audacity por exemplo.

Analisadores de espectro é um instrumento que exibe a amplitude das componentes de um sinal versus a frequência, mostrando as diversas componentes de frequência (linhas espectrais) que indicam a quantidade de energia em cada frequência.

Espectômetro de Fourier- sei nem se isso existe.

Passo 2

Poderíamos ficar em dúvida entre o espectograma e o analisador de espectro. Mas somente o analisador de espectro nos isola as linhas espectrais de um sinal, sendo possível indentificar as frequências que compõem aquela harmônica. O espectometro nos mostra mais a intensidade de um sinal naquele instante de tempo.

Resposta

c

Ver Outros Exercícios desse livro