Introdução à Eletricidade

Resumo

Fala aí, seja muito bem vindo ao Responde Aí, a plataforma de estudos criada para ajudar você a arrasar nas provas!

Aqui nessa página vamos fazer uma Introdução à Eletricidade, para você começar a entender o que é e poder ir avançando aos poucos no conhecimento até estar pronto para a prova, beleza?

A eletricidade é uma forma de energia, e é porque ela foi descoberta que conseguimos ter luz e vários aparelhos eletrônicos em casa.

Para os estudos de eletricidade as Leis de Ohm são extremamente importantes. Vou falar rapidamente sobre elas aqui.

1° LEI DE OHM:

Imagina a lâmpada da sua casa, conectada a uma tomada de 127 V. Quando ligamos a lâmpada, uma determinada quantidade de corrente (elétrons em movimento) irá passar por ela para que a lâmpada acenda.

A grande questão é: Quanto de corrente?

O que acontece é que cada equipamente elétrico tem sua própria resistência $(R~-~unidade:ohm~Ω)$, que é responsável por resistir à passagem de corrente elétrica $(i~-~unidade:ampére~A)$, enquanto a tomada possui uma tensão $(V~- ~Volts)$ responsável por forçar a passagem da corrente elétrica pela equipamento, no nosso exemplo a lâmpada.

Basicamente, é como mostra a imagem a baixo:

Ficou mais fácil de entender assim, não é? hahaha

Diante disso, a 1° Lei de Ohm foi equacionada:

$$V=R~i$$

Onde:

  • $V$ é a tensão, em Volts;
  • $R$ é a resistância, em Ohm, e;
  • $i$ é a corrente elétrica, em ampére

O que essa lei está dizendo é que a tensão gera uma corrente elétrica, que irá passar pelo equipamento, mas essa corrente elétrica é tão maior quanto menor for a resistência.

Como assim? Note que a voltagem gerada pela tomada é constante e, uma vez que ela também é igual ao produto entre resistência e corrente, se eu tenho uma resistêcia muito grande a corrente elétrica tem que ser pequena e, por outro lado, se eu tenho uma resistência muito baixa a corrente elétrica será grande. Sacou?

Esse conjunto de tensão, corrente e resistência e chamado de circuito elétrico e o representamos assim:

Circuito Elétrico
Circuito Elétrico

2° LEI DE OHM:

A 2° Lei de Ohm já fala a respeito da resistência de um material.

Todo material que é condutor possui uma resistência própria e ela depende de algumas propriedades. A formulinha da 2° lei é a seguinte:

$$R=\rho~\frac{l}{A}$$

Onde:

  • $R$ é a resistência do material, em $ohm$;
  • $l$ é o comprimento, em $m$;
  • $A$ é a área da seção transversal, em $m^2$, e;
  • $\rho$ é a resistividade do material, em $ohm~.~m$

Material condutor
Material condutor

Essas duas leis são importantes para essa Introdução à Eletricidade, mas não é só isso, ainda tem algumas outras coisinhas que você deve saber.

Mas não se preocupa, aqui no Responde Aí tem todo o conteúdo que você precisa de maneira bem organizada. Você não vai precisar procurar uma parte em um lugar e outra parte em outro lugar, é só conferir o nosso Raio-X aqui em baixo e ver que temos tudo em um único lugar! 😉 👇🏽

Raio-X

Conteúdos Complementares