Circuitos - Regime Transitório

Resumo

Partiu começar a entender os circuitos em regime transitório? Bora lá!

O circuitos em regime transitório são aqueles em que a tensão e corrente elétrica sofrem variações ao longo do tempo.

Os circuitos puramente resistivos, ou seja, são compostos apenas por uma fonte de tensão e resistores, apresentam tensão e corrente constantes no tempo. Para que se tenha um circuito em regime transitório é necessário acrescentar um desses dois elementos ao circuito: capacitores e indutores.

CAPACITORES

Os capacitores são projetados para amazenar energia em seu campo elétrico. São compostos por duas placas metálicas paralelas, separadas por um dielétrico.

Estrutura física de um capacitor
Estrutura física de um capacitor

Quando conectamos uma fonte de tensão nos terminais do capacitor, uma plaa fica carregada positivamente, com uma carga $q$, enquanto a outra fica carregada negativamente, com uma carga $-q$. Nesse caso, dizemos que o capacitor está carregado.

Capacitor carregado
Capacitor carregado

INDUTORES

O indutor nada mais é que uma bobina com várias espiras de fio condutor e é projetado para armazenar energia em seu campo magnético.

É composto, normalmente, por uma bobina cilíndrica enrolada por várias espiras de fio condutor.

Estrutura física de um indutor
Estrutura física de um indutor

Quando uma corrente elétrica passa por um indutor, a tensão gerada nele é proporcional a taxa de variação da corrente que o circula.

Quer entender mais sobre esses dois elementos, ver como eles se comportam dentro de um circuito e fórmulas para descrevê-los?

E ainda quer aprender tudo isso de maneira descontraída, com uma linguagem mais amigável e compreensiva e ainda ter acesso a muito exercícios resolvido passo a passo de livros e até de provas antigas da sua faculdade?

Então vem pro Responde Aí! Confere aqui em seguida o nosso Raio-X e tudo que podemos te oferecer sobre circuitos em regime transitório. 👇🏽

Raio-X

Conteúdos Complementares

Fórmulas de Circuitos - Regime Transitório

Fórmulas de Capacitores