Enunciado

63. Se um amperímetro com resistência interna de 100   Ω e capacidade de corrente de 2   m A deve medir 5   A , determine o valor da resistência necessária. Calcule a potência dissipada no resistor s h u n t .

Passo 1

Bom! Sabemos do nosso livro, que a resistência R n shunt multiplicador para o amperímetro de escala única é dado pela seguinte equação:

R n = I m I f s - I m ⋅ R m

Onde I m é a capacidade de corrente de 2   m A e I f s é o valor que deve ser medido.

Sendo assim, substituindo os valores correspondetes, obtemos a seguinte resposta:

R n = 2 ⋅ 10 - 3 5 - 2 ⋅ 10 - 3 ⋅ 100   Ω

R n ≅ 0,04   Ω

Passo 2

E por fim, para calcular a potência dissipada no resistor s h u n t , basta fazer o produto da resistência shunt pela corrente I n , que nele está circulando.

Só que I n é dada pela subtração entre o valor que deve ser medido para o corrente pela capacidade de corrente...

I n = I f s - I m

I n = 5   A - 0,002   A

I n = 4,998   A

Calculando agora a potência, obtemos nossa resposta:

P n = R n I n 2

P n = ( 0,04   Ω ) ( 4,998   A ) 2

P n = 0,992   A ≅ 1   A

Resposta

P o t ê n c i a   d i s s i p a d a → P n = 0,992   A ≅ 1   A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a função representada no gráfico do Prob. 1.6 e uma tensão v( v o l t s ) sobre o elemento versus o t e m p o( m s ) e a corrente que está entrando pelo terminal positivo e 2m A , calcule a potênci
A potência entregue a um elemento e p=16 e - 10 tW , a corrente i (em amperes) e positiva e a tensao e v=4 i . Calcule a tensão e a carga total entregue ao elemento para t0 .
A potência entregue a um elemento e p=24 e - 8 tm W e a carga que entra pelo terminal positivo e q=2-2 e - 4 tm C . Calcule (a) a tensão sobre o elemento e (b) a energia entregue ao elemento entre 0 e
Se a função representada no gráfico do Prob. 1.6 e uma tensão v( v o l t s ) sobre o elemento versus o tempo ( m s ) e a corrente que está entrando pelo terminal positivo é i = 10 - 6 d v d t ( i em a
A potência entregue a um elemento e p=12 sen ⁡ ( 4 t )W e a tensão v=4 sin ⁡ ( 4 t )V . Calcule a corrente que entra pelo terminal positivo e a carga entregue ao elemento entre 0 e π 4 s .