Para a barra magnética do Problema 6.9 , faça esboços cuidadosos de M, B e H, supondo que L é cerca de 2a. Compare ao Problema 4.17 .

Passo 1

Falaiii galerinha do responde ai, tudo belezinha?

Bora para mais uma comigo?

A figura a seguir, teremos M, B e K

Onde,

M representa o momento de dipolo magnético

B é o campo magnético

K é a corrente de superfície que flui através do cilindro com raio ‘R’.

Figura (A)

Quando um fio é feito em uma espira de forma cilíndrica e a corrente ‘I’ é permitida a passa por ele, essa espira atua como um imã (conforme descrita na figura) e são geradas linhas de campo magnético cuja força magnética é forte no núcleo interno e diminui gradualmente à medida que se afasta do centro.

A representação das linhas de campo magnético na figura acima é feita em relação ao eixo central da espira. Como a espira é oca e atua como imã devido ao fluxo de corrente ‘I’ a intensidade diminuirá à medida que o campo (fluxo de elétrons) se afasta o eixo central do laço. Sendo assim, dando-nos a representação de linhas de campo magnético como mostrado na figura.

A expressão para o campo magnético B é dada como

B = μ 0 ( H + M )

Sendo H a intensidade do campo magnético.

Passo 2

Logo podemos denotar

H = B μ 0 - M   e   μ 0 = p e r m e a b i l i d a d e   d o   e s p a ç o   l i v r e

Figura (B)

A figura descrita acima fornece simetria da intensidade do campo magnético de uma barra de eletreto cujo comprimento (L) é muito menor que o raio (a) L < < a .

Um eletreto de barra é um material que possui dipolo permanente, o que significa que sua polarização muda.

Para a condição dada de L ≪ a   , a barra de eletreto atuará como um capacitor, o que significa que o fluxo de elétrons ocorrerá partindo de A 1   p a r a   A 2 . Onde A 1 carrega + v e carga positiva, e A 2 carrega a carga - v e carga negativa, assim as linhas de campo fluirão A 1 - A 2 e são representadas como mostra a figura.

As representações das linhas de campo externas são feitas no fato de que a intensidade do fluxo de elétrons diminui à medida que se afasta de seu eixo central.

As linhas internas de um eletreto de barra não serão perpendiculares ao fluir, mas A 1 - A 2 atingirão uma forma de curva devido à condição dada, comprimento do raio L ≪ a do eletreto do eletreto.

Passo 3

Comparando tanto a figura podemos ver a diferença no padrão das linhas do campo magnético.

Essa linha de campo mostra que a orça magnética H externa é quase semelhante à força do campo externo mostrada na figura (A), mas a força interna do campo difere uma da outra, na figura (A) as linhas internas são retas enquanto o campo interno as linhas são curvas, na figura (B).

Resposta

Vide a explicação.