Enunciado

Calcule a função no domínio tempo representada pelos fasores (a) 10   ∠ - 17 ° , (b) 6 + j 8 , e (c) - j 6 . Em todos os casos, ω = 3 .

Passo 1

Faaala, galerinha!! Como vocês estão? Partiu resolver mais uma questãozinha?

Para essa questão aqui, devemos primeiramente fazer uma observação: o valor de ω fornecido no enunciado, será o valor que está acompanhado de t (multiplicando t), em todas as situações a, b e c, pedidas no enunciado.

Isso se dá pois devemos considerar o seguinte:

v = V m cos ⁡ ω t + θ       I

V m   ∠   θ             [ I I ]

Passo 2

Além disso, é necessário observar que nesse caso aqui, o enunciado forneceu o valor a ser calculado na forma de número complexo: a + j b , onde o a representa a parte real, e o número b que multiplica j representa a parte imaginária.

Desse modo, para calcularmos o que o enunciado está pedindo, devemos primeiramente fazer a sua conversão para a forma polar, da seguinte maneira:

ρ = V m = a 2 + b 2             θ = tan - 1 ⁡ b a ;         ρ   ∠   θ

Porém, como a parte imaginária é negativa e não há parte real, podemos assumir que:

ρ = V m = 6

θ = - 90 °

Portanto a forma polar é:

6   ∠ - 90 °

Passo 3

Agora que possuímos a forma polar, basta levarmos em consideração a observação e as equações mostradas no passo 1, de modo a obter a função no domínio:

v = 6 cos ⁡ 3 t - 90 °

Prontinho, pessoal!! Bora resolver mais uma questão juntos?

Resposta

6 cos ⁡ 3 t - 90 °

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que a função de transferência V 2 / V 1 é dada por H ( s ) = V 2 ( s ) V 1 ( s ) = 1 R 1 s s 2 + 1 R 2 s + 1 R 3 Calcule R 1 , R 2 e R 3 de forma a que a funçăo de transferėncia seja idéntica á
Mostre que, no Prob. 15.6, se L = Q , C = 1 / Q e R = 1 , então H ( s ) = ( 1 / Q ) s s 2 + ( 1 / Q ) s + 1 que é uma função de rede passa-faixa com índice de mérito Q , freqüência central ω 0 =1 r a
Para o circuito mostrado, R = 2 Ω , L = 2 H e C = 0.02F . Se a entrada e a saida forem V 1 e V 2 , respectivamente, calcule a funçāo de rede e esboce as respostas em amplitude e fase. Mostre que o pic
Calcule H ( s ) = V 2 ( s ) / V 1 ( s ) e esboce as respostas em amplitude e fase. Mostre que o pico da amplitude e a fase zero ocorrem e m ω = 4 r a d / s .
Se R 1 = R 2 = 0,5 Ω e R 3 = 0,01 Ω no Prob. 15.4 , calcule H ( s ) . a frequência ω n na qual o pico da amplitude e a fase zero ocorrem e o módulo de H em ω 0