Para o circuito abaixo, determine Is e a corrente através de cada ramo.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está a família?? Tudo na paz?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a relação das cargas. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar quais são as regrinhas que definem o que é paralelo e série. Preparado?? Então vamos lá...

Toda vez que tivermos o encontro de dois ou mais fios, fazendo tipo um T na junção, vamos ter um nó. Sempre que duas cargas compartilham os mesmos nós, ou seja, cada perninha de uma carga está ligada num nó e a carga seguinte tem as perninhas no mesmo nó, elas estão em paralelo. Agora, se o fio só dobrar ou não tiver nada entre essas cargas, elas estão em série, como se fossem mãozinhas dadas.

E aii, ficou numa boa??

Bom, lembrado isso, vamos rever o que é a condutância. Ela nada mais é do que o inverso da Resistência, ou seja:

G = 1 R

Mas ATENÇÃO: temos que fazer o inverso para cada resistência antes de fazer a soma, beleza??

Passo 3

Pronto!! Agora vamos ver nossa figurinha!!

R = 1 G T = 6   Ω

I s = E R T = 48 6 = 8   A

Quando trabalhamos com divisores de correntes, teremos uma relação entre a corrente de entrada e a resistência. Como mexemos com resistências em paralelo, para achar a corrente de um ramo, vamos somar as resistências dos demais ramos, multiplicar pela corrente de entrada e dividir pelo somatório total das resistências existentes ali.

I 1 = 24 I s 32 = 6 A

I 2 = 8 I s 32 = 2 A

Resposta

I 1 = 24 I s 32 = 6 A

I 2 = 8 I s 32 = 2 A