Enunciado

Para o circuito da Figura 8.115 , use o PSpice ou MultiSim para obter v ( t ) para 0 < t < 4 s . Suponha que tanto a tensão no capacitor como a corrente no indutor em t = 0 sejam nulas.

Passo 1

Galera, vamos usar o PSpice para encontrarmos v ( t ) para 0 < t < 4   s . O circuito desenhado no programa fica igual a:

Para que a simulação seja feita, nós devemos escolher a opção Transient no menu Analysis/Setup. Colocamos os passos para impressão em 25   m s e passo final em 4   s .

Passo 2

Depois de simular o circuito, a janela do PSpice A/D abre. Nós selecionamos Trace/Add Trace e escolhemos V(C1:1). Isso resulta em um gráfico como o da figura abaixo. Esse é o gráfico de v ( t ) .

Resposta

A resposta v ( t ) é:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule v para t0 , se v 0 = 4 V e i 0 = 3 A .
Calcule v para t0 .
a) Calcule v para t0 .b) Substitua as fontes de corrente e de tensão por 2 cos ⁡ 2 t e6 cos ⁡ 2 tV , respectivamente, com as mesmas polaridades e calcule v para t0 se não existir nenhuma energia inici
Usando os resultados do Problema 9.39 calcule i ,t0 , se nao existe energia inicial armazenada.
a) Suponhamos que o circuito da Figura 8.21 tenha um indutor de 5 nH e um capacitor de 2 pF. Calcule a frequência, em GHz, da saída senoidal para t $ 0. b) A fonte de tensão cc e um resistor conectado