Para o circuito visto na Figura 15.150, determine a diferença de fase entre as grandezas especificadas a seguir usando um osciloscópio de duplo traço. As ligações do circuito podem ser modificadas para realizar cada medida, mas não é permitido o uso de resistores sensores. Mostre todas as conexões no diagrama redesenhado.
- e
- e
- e

Passo 1
Opa pessoal, tudo certinho aí? Vamos analisar esta questão.
Temos que analisar a diferença de fases para cada item do enunciado a partir do circuito dado.
Para o item (a) queremos a diferença de fase entre e .
A diferença de fase entre a tensão da fonte e do capacitor é medida no osciloscópio de traço duplo conectando pontas de prova do canal através da fonte tensão da fonte e as pontas de prova do canal são conectadas através do capacitor como apresentado na figura abaixo:

A tensão da fonte sempre comanda a tensão do capacitor, portanto a fórmula para calcular a diferença de fase é dada por:
Passo 2
Para o item (b) queremos a diferença de fase entre e .
A fase da corrente que flui através do circuito e da tensão do resistor é a mesma, portanto, a diferença de fase pode ser medida através da tensão do resistor.
Para evitar um pico de corrente no circuito durante a medição, é necessário trocar o resistor e capacitor de lugares. O processo é o mesmo do item anterior. Devemos conectar pontas de prova do canal através da fonte tensão da fonte e as pontas de prova do canal são conectadas através do resistor como apresentado na figura abaixo:
A diferença de fase entre a tensão da fonte e do capacitor é medida no osciloscópio de traço duplo conectando pontas de prova do canal através da fonte tensão da fonte e as pontas de prova do canal são conectadas através do capacitor como apresentado na figura abaixo:

A diferença de fase nesse caso depende da impedância do circuito, que por sua vez, depende tanto do indutor quanto do capacitor.
Passo 3
Para o item (c) queremos a diferença de fase entre e .
A diferença de fase entre a tensão da fonte e do indutor é medida no osciloscópio de traço duplo. Para evitar um pico de corrente no circuito durante a medição, é necessário trocar o indutor e capacitor de lugares.
Devemos conectar as pontas de prova do canal através da fonte tensão da fonte e as pontas de prova do canal são conectadas através do indutor como apresentado na figura abaixo:

A tensão da fonte sempre está atrasada em relação a tensão do indutor, portanto a fórmula para calcular a diferença de fase é dada por:
Consegui te ajudar? Responde Aí.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)