Enunciado

Dado que quatro capacitores de 4   μ F   podem ser conectados em série e em paralelo, calcule os valores máximo e mínimo que podem ser obtidos por tais associações série-paralelo.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para calcular a capacitância equivalente de todos os casos possíveis que envolvem 4 capacitores. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Bom, nosso primeiro passo vai ser pensar que, por ser um capacitor, sua capacitância equivalente em série é calculada da mesma forma que a resistência equivalente em paralelo (multiplicação dos fatores em cima e soma embaixo).

E a nossa capacitância equivalente em paralelo é calculada seguindo os passos da resistência equivalente em série, ou seja, soma tudo o que tiver de capacitância ali.

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar isso aqui pra lá e passar o de lá pra cá!!

C p = 4 + 4 + 4 + 4

C p = 16   μ F

C s = 4 4

C s = 1   μ F

Resposta

C p = 16   μ F

C s = 1   μ F

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sabe-se que a corrente no indutor de 50 mH da Figura P6.8 é 100 mA para t , 0. A tensãodo indutor para t $ 0 é dada pela expressão v L ( t )=2 e - 100 tV ,0 +≤t≤100m s v L t = -2 e t - 0,1V , 100m s≤t
Sabe-se que a corrente em um indutor de 25 mH é -10 A para t sen 400t) e-200t A para t0. Admita a convenção passiva.a) Em que instante de tempo a tensão no indutor é máxima?b) Qual é a tensão máxima?
a) Determine a corrente do indutor da Figura P6.10 se v = 20 cos 80t V, L = 100 mH ei(0) = 0 A.b) Faça os gráficos de v, i, p e w versus t usando o formato da Figura 6.8. Os gráficosdevem abranger um
Sabe-se que a corrente e a tensão nos terminais de um indutor de 10 H são nulas parat 0.a) Escreva a expressão para a corrente em função do tempo nos intervalos 0 25 ms, 25 ms b) Para t0, qual é a cor