Determine as correntes nos de malha e a tensão para cada circuito visto na Figura 8.106. Use correntes de malha no sentido horário.
Passo 1
Agora no circuito b) ou (II) temos 3 malhas, o que significa... 2 equações! Aí você me pergunta, "mas não seriam 3 equações pois são 3 malhas?" Normalmente seriam sim mas nesse caso específico a gente Conhece a equação da malha 1 pois temos uma fonte de corrente! dessa forma conseguimos fazer a análise só com a malha do meio e da direita, tendo apenas 2 equações para resolver na calculadora! Vamos lá, mãos à obra!
Na malha 2 (a do meio) temos o resistor R1 com I2 subindo e I1 descendo, temos R2 apenas com I2, temos uma fonte E2 e temos um resistor R4 com a corrente I2 descendo e a corrente I3 subindo. vamos escrever tudo isso na equação:
Vamos reorganizar a equação com as correntes em evidência e vamos passar a corrente I1 para o lado direito da equação pois já conhecemos o seu valor:
Na malha 3 temos o resistor R4 com I2 descendo e I3 subindo, R3 com I3 apenas e a fonte E3. Escrevendo isso na equação:
Rescrevendo com I em evidência e trocando o E3 de lugar na equação:
Passo 2
Agora que já temos as equações escritas basta substituir os valores, lembrando que temos que substituir o valor de I1 dado no problema:
Escalonando o sistema formado por essas duas equações descobrimos os valores de I2 e I3:
Passo 3
Agora que descobrimos as correntes que precisamos para descobrir basta usar a lei de ohm simples. A tensão é a tensão em R2 subtraída da tensão de E2, assim:
Dominamos mais uma malha, já somos os reis dos tecidos? (piada ruim).