Enunciado

a) A interconexão na Figura P2.8 é válida? Explique.

b) Você pode determinar a energia total relacionada ao circuito? Explique.

Passo 1

Beeeleza pessoal?! Espero que sim, pois quero todos atentos mais uma resolução com padrão de qualidade do responde ai, vamos nessa!!!

  1. O circuito é válido. Não há fontes de corrente no mesmo ramo que estejam fornecendo correntes diferentes ou fontes de tensão que estejam fornecendo tensões diferentes nos mesmos nós.
  2. Passo 2

  3. Não podemos determinar a potência desenvolvida porque não conhecemos a queda de tensão das fontes de corrente. Podemos ver esse problema se escrevermos KVL para os loops.

Loop esquerdo

20   -   v 100 - v 3 = 0

Loop direito

v 3 + 30 + v 50 = 0

Existem 3 incógnitas nessas equações, então não podemos determinar soluções únicas.

Resposta

  1. O circuito é válido
  2. Não podemos determinar a potência desenvolvida porque não há soluções únicas para as quedas de tensão.

Exercícios de Livros Relacionados

Duas fontes ideais de tensão cc são ligadas por condutores elétricos cuja resistência é r V/m, como mostra a Figura P4.102. Uma carga cuja resistência é R V move-se entre as duas fontes de tensão. Sen
Determine a corrente id do detector da ponte desequilibrada da Figura P3.53, se a queda de tensão no detector for desprezível.
No circuito da ponte de Wheatstone mostrado na Figura 3.26, a razão R2/R1 pode ser ajustada para os seguintes valores: 0,001, 0,01, 0,1, 1, 10, 100 e 1.000. O resistor R3 pode variar de 1 a 11.110 V e