Explique como você se lembrará dos estados de polarização direta e reversa do diodo de junção p-n. Ou seja, como se lembrará de qual potencial (positivo ou negativo) é aplicado a um determinado terminal?

Passo 1

O enunciado pergunta como memorizar qual terminal do diodo de junção p-n recebe potencial positivo ou negativo nos estados de polarização direta e reversa. O conteúdo é dispositivo semicondutor (diodo p-n) e o que precisamos é de uma regra ou mnemônico que associe facilmente o tipo de polarização ao sinal aplicado em cada lado \text{P} e \text{N}.

Passo 2

Na polarização direta queremos reduzir a barreira de potencial na junção para que a corrente flua. Logo aplicamos o terminal positivo da fonte no semicondutor tipo \text{P} (ânodo) e o terminal negativo no tipo \text{N} (cátodo). Um mnemônico simples é “P de Positive”: o lado \text{P} sempre fica positivo em forward bias.

Passo 3

Na polarização reversa fazemos o oposto para aumentar a barreira e bloquear a corrente. Então conectamos o terminal negativo da fonte ao lado \text{P} e o terminal positivo ao lado \text{N}. Você pode lembrar que, em reverse bias, os sinais “invertem” em relação ao caso direto.

Passo 4

Outra forma prática é olhar para o símbolo do diodo: a seta do diodo aponta do ânodo \text{P} para o cátodo \text{N}. Em polarização direta a corrente (e o positivo da fonte) “segue a seta”. Se o positivo da bateria estiver na ponta da seta, o diodo está diretamente polarizado; senão, está invertido.

Resposta

Para polarização direta: ânodo \text{P} positivo e cátodo \text{N} negativo.
Para polarização reversa: ânodo \text{P} negativo e cátodo \text{N} positivo.

Exercícios de Livros Relacionados