7.6 O que é a multiplicidade de um enrolamento de armadura?

Passo 1

O enunciado pergunta “o que é a multiplicidade de um enrolamento de armadura”. Esse é um conceito de máquinas elétricas que nos ajuda a entender como o enrolamento de armadura pode ter vários caminhos de corrente em paralelo, influenciando a corrente total e a tensão de cada fase.

Passo 2

Antes de definir multiplicidade, lembre que o enrolamento de armadura é formado por várias bobinas distribuídas nos sulcos do estator (ou rotor, em máquinas de indução). Cada bobina conecta dois sulcos de polo adjacentes e, em conjunto, forma o circuito elétrico de cada fase. Em um enrolamento simples (ou simplex), existe apenas um conjunto de bobinas por fase conectado em série.

Passo 3

Quando precisamos aumentar a capacidade de corrente sem alterar muito a tensão de fase, podemos repetir esse mesmo circuito de bobinas em paralelo. Cada repetição do circuito básico é chamada de sub-enrolamento. A multiplicidade, denotada por m, é exatamente o número de sub-enrolamentos idênticos que ligamos em paralelo numa mesma fase.

Passo 4

O número total de caminhos de corrente em paralelo, geralmente chamado de a, relaciona-se com a multiplicidade m e com o tipo de ligação do enrolamento:
\text{no enrolamento em anel (lap): }a = p \times m
\text{no enrolamento em onda (wave): }a = 2 \times m
onde p é o número de pólos da máquina. Em cada caso, ao aumentar m, aumentamos linearmente o número de caminhos paralelos a, elevando a corrente máxima suportada pela armadura.

Resposta

A multiplicidade de um enrolamento de armadura é o número m de sub-enrolamentos básicos idênticos que se ligam em paralelo em cada fase, determinando quantos caminhos de corrente paralelos a existem no conjunto.

Exercícios de Livros Relacionados