Explicar o que vem a ser barreira de potencial e como esta é criada?

Passo 1

O enunciado pede para definirmos o que é uma barreira de potencial e descrever como ela é criada. Este conceito aparece tanto em mecânica quântica (como modelo de espalhamento e tunelamento) quanto em dispositivos semicondutores (junções p-n, diodos, etc.). Para resolver, vamos primeiro dar a definição geral e depois mostrar dois mecanismos típicos de criação: em potencial puro (modelo quântico) e em materiais dopados (semicondutores).

Passo 2

Em termos gerais, chamamos de barreira de potencial uma região do espaço onde a energia potencial V(x)\) é maior do que nos trechos adjacentes, de forma que uma partícula de energia total \(E\) encontra dificuldade para atravessar. Matematicamente, se \[V(x)= \begin{cases} 0, & x<0,\\\ V_0, & 0\le x\le a,\\\\ 0, & x>a, \end{cases}
então a região 0\le x\le a\] de altura \(V_0 é a barreira de potencial.

Passo 3

No modelo quântico, essa barreira é “criada” impondo-se condições de contorno ao operador hamiltoniano no problema de Schrödinger. Fisicamente, pode-se usar um campo elétrico externo ou ossciladores ópticos para gerar \,V(x) controlada, mas nos cálculos de mecânica quântica basta definir a função potencial em trechos distintos e resolver
-\frac{\hbar^2}{2m}\,\frac{d^2\psi}{dx^2} + V(x)\,\psi = E\,\psi.
Isso reproduz os fenômenos de reflexão e tunelamento.

Passo 4

Em dispositivos semicondutores, a barreira de potencial surge naturalmente numa junção p-n. Ao juntar um material dopado tipo p (com excesso de lacunas) e um tipo n (excesso de elétrons), ocorre difusão de portadores: elétrons difundem do n para o p e lacunas do p para o n. Isso forma uma região de depleção sem portadores livres e gera um campo elétrico interno \mathbf{E} que se opõe à difusão. O trabalho feito por esse campo define o potencial de construção (built-in) \,V_\mathrm{bi}. Na região de depleção, a energia potencial eletrônica sobe aproximadamente \,V_\mathrm{bi}, configurando a barreira de potencial que impede a recombinação espontânea.

Passo 5

Portanto, seja em modelos ideais de mecânica quântica ou em junções reais de semicondutores, a barreira de potencial é simplesmente um “salto” na energia potencial que exige energia extra para ser superada. No primeiro caso, impomos a barreira via V(x) no hamiltoniano; no segundo, ela surge da redistribuição de cargas e do campo interno criado pela difusão em materiais dopados.

Resposta

A barreira de potencial é uma região em que a energia potencial V(x) é mais alta que nas regiões vizinhas, criando resistência à passagem de partículas de energia E<V_0. Em mecânica quântica, ela é criada definindo-se uma função potencial descontínua ou em degrau no hamiltoniano (p. ex. V_0 no intervalo 0\le x\le a). Em semicondutores, forma-se naturalmente na junção p-n pela difusão de elétrons e lacunas, que gera um campo elétrico interno na zona de depleção e um potencial de construção V_\mathrm{bi}.

Exercícios relacionados