3^{\mathrm{a}} ) (1,0 ponto) As emendas em estruturas de madeira são geralmente o ponto de maior fragilidade da estrutura, por isso, devemos dar especial atenção ao seu dimensionamento. Existem diversas formas de realizar as emendas, sendo que as mais utilizadas são através das talas laterais de madeira, talas metálicas, entalhes e tarugos. No que se refere às ligações por meio das talas de madeira, elas podem ser executadas com o auxílio de pregos, parafusos, pinos ou conectores, sendo que:
I. A utilização do prego produz ligações mais rígidas do que as ligações com conectores;
II. As emendas utilizando parafusos e pinos produzem ligações com baixa rigidez;
III. A utilização dos conectores conduz a ligações curtas e mais rígidas. Com base nas alternativas anteriores, marque a alternativa correta:
a) Somente as alternativas I e II estão corretas.
b) Somente as alternativas II e III estão corretas.
c) Somente as alternativas I e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.
e) Somente a afirmativa III está correta.

Passo 1

O enunciado apresenta três afirmações sobre emendas em talas de madeira (usando pregos, parafusos, pinos ou conectores) e pede que eu escolha qual(is) estão corretas entre I, II e III. As afirmações são:
I. A utilização do prego produz ligações mais rígidas do que as ligações com conectores.
II. As emendas utilizando parafusos e pinos produzem ligações com baixa rigidez.
III. A utilização dos conectores conduz a ligações curtas e mais rígidas.
A tarefa: identificar quais dessas três afirmativas são verdadeiras e marcar a alternativa correta entre (a)–(e).

Passo 2

Entendendo os conceitos importantes (explicação didática, com calma):
  • Rigidez (ou rigidez da ligação) é a capacidade da junta de deformar pouco sob carga; uma junta rígida tem deslocamentos/rotações pequenos quando carregada. Rigidez não é exatamente a mesma coisa que resistência máxima — uma ligação pode ser resistente (suporta grande carga) e ainda assim um pouco deformável, ou pode ser muito rígida e falhar por outro modo.
  • Tipos comuns de fixadores em emendas de madeira:
    • Pregos: são simples, rápidos, concentram menos rosca/encaixe no material. Tendem a permitir alguma movimentação relativa antes de resistir totalmente — são mais “flexíveis” (menor rigidez) e têm comportamento mais ductil/elaśtico no início.
    • Parafusos: têm rosca que entra no material e distribui melhor a carga por atrito; têm maior capacidade de grip/engate e costumam produzir juntas mais rígidas e com menor deslocamento relativo que pregos.
    • Pinos/tarugos (dowels): quando bem executos, transmitem esforços por contato cisalhante; sua rigidez depende do número, dimensão e ajuste. Em geral podem ser relativamente rígidos, mas dependem do detalhe.
    • Conectores metálicos (chapas, cantoneras, placas, conectores manufaturados): projetados para transmitir esforços eficientemente, distribuir carga e controlar deslocamentos — costumam produzir ligações curtas (pequena área de emenda) e com alta rigidez quando bem dimensionados.
  • Regra prática (resumindo de forma simples): pregos = menos rígidos; parafusos/escroscões = mais rígidos que pregos; conectores metálicos bem projetados = normalmente entre os mais rígidos e permitem emendas curtas.

Passo 3

Análise da afirmação I: “A utilização do prego produz ligações mais rígidas do que as ligações com conectores.”
  • Comparando pregos e conectores metálicos: pregos, por serem lisos e com pequeno engate, permitem maior deformação e têm menor rigidez. Conectores metálicos (placas, cantoneiras, conectores industriais) normalmente tornam a ligação mais rígida, pois são fixados de forma a controlar deslocamento e distribuir esforços.
  • Conclusão sobre I: a afirmação é falsa.

Passo 4

Análise da afirmação II: “As emendas utilizando parafusos e pinos produzem ligações com baixa rigidez.”
  • Parafusos: devido à rosca e maior aderência interna, costumam produzir ligações mais rígidas que pregos. Portanto dizer que produzem “baixa rigidez” é incorreto em termos gerais.
  • Pinos/tarugos: podem apresentar rigidez variável; se usados adequadamente (vários tarugos bem ajustados) conseguem rigidez razoável, mas isoladamente podem não ser tão rígidos quanto parafusos ou conectores. Ainda assim, a afirmação categoriza ambos (parafusos e pinos) como tendo baixa rigidez — isso é impreciso e, no mínimo para parafusos, incorreto.
  • Conclusão sobre II: a afirmação é falsa.

Passo 5

Análise da afirmação III: “A utilização dos conectores conduz a ligações curtas e mais rígidas.”
  • Conectores metálicos são projetados para transferir esforços em regiões reduzidas (logo permitem emendas curtas) e, por sua configuração e forma de ancoragem, tendem a controlar deslocamentos melhor, resultando em ligações mais rígidas.
  • Isto está de acordo com a prática de projeto de estruturas em madeira: conectores aumentam rigidez e permitem emendas compactas.
  • Conclusão sobre III: a afirmação é verdadeira.

Passo 6

Conclusão final: I é falsa, II é falsa e III é verdadeira. A única alternativa que corresponde a isso é a alternativa (e).

Resposta

e) Somente a afirmativa III está correta.

Exercícios relacionados