Valores tabelados da literatura para o calor latente do benzeno em \mathbf{J} / \mathbf{g}, são fornecidos na tabela abaixo a 25^{\circ} \mathrm{C} e na temperatura normal de ebulição ( 353,2 \mathrm{~K} ).
Substância \Delta \mathrm{H} a 25^{\circ} \mathrm{C}(298,15 \mathrm{~K}) \Delta \mathrm{H}_{\mathrm{n}} a 353,2 \mathrm{~K}
Benzeno 433,3 \mathrm{~J} / \mathrm{g} 393,3 \mathrm{~J} / \mathrm{g}

Determine:

2.2.1. O calor latente de vaporização a Tn usando a equação de Watson a partir do valor tabelado a 25^{\circ} \mathrm{C}.
2.2.2. O Calor latente de vaporização a Tn a partir da equação de Riedel Obs. Em cada caso calcule o erro percentual!
Dados:

Essa questão é para todos os alunos.

Passo 1

O enunciado pede para estimar o calor latente de vaporização do benzeno à sua temperatura normal de ebulição T_n=353{,}2\\ \mathrm{K} de duas maneiras:
  1. Usando a equação de Watson a partir do valor tabelado \Delta H_{\mathrm{vap}}(298{,}15\\ \mathrm{K})=433{,}3\\ \mathrm{J/g}.
  2. Usando a equação de Riedel.
    Em cada caso devemos comparar com o valor tabelado \Delta H_{n}=393{,}3\\ \mathrm{J/g} e calcular o erro percentual.

Passo 2

Para usar a equação de Watson é essencial conhecer a temperatura crítica T_c do benzeno e o exponente de Watson (geralmente 0{,}38). A forma padrão é
\Delta H_{\mathrm{vap}}(T) = \Delta H_{\mathrm{vap}}(T_{\mathrm{ref}}) \left(\frac{1-T/T_c}{1-T_{\mathrm{ref}}/T_c}\right)^{0,38}.
Para a equação de Riedel também são necessários os parâmetros específicos (por exemplo constantes A, B ou expoentes) fornecidos na aula ou em tabela.

Passo 3

Como nem T_c do benzeno nem os parâmetros da equação de Riedel foram fornecidos nos “Dados” do enunciado, não há informação suficiente para efetuar nenhum dos dois cálculos.

Resposta

Não é possível determinar os valores solicitados nem calcular os erros percentuais, pois faltam dados essenciais: a temperatura crítica do benzeno e os parâmetros da equação de Riedel.

Exercícios relacionados