Como se caracteriza uma barra? Qual é a diferença fundamental entre estruturas em barras e estruturas contínuas? Por que se faz essa distinção? Como exemplificar?
Passo 1
Uma barra se caracteriza por ter uma das dimensões muito maior que as demais, podendo ter eixo reto ou curvo e seção transversal constante ou variável. Assim, o comprimento de uma barra é muito grande em relação a sua largura ou altura.
Passo 2
Nas estruturas de barras, apenas uma dimensão se destaca das demais, ou seja, somente uma dimensão é muito maior que as demais. Então, podemos desprezar duas das dimensões da estrutura. Nas estruturas contínuas, por outro lado, só desprezamos uma ou nenhuma das dimensões. Podemos ter: duas dimensões muito maiores que a restante, ou seja, uma superfície muito grande em relação a espessura – nesse caso, a estrutura é de superfície; nenhuma dimensão muito maior que as demais – nesse caso, dizemos que a estrutura é de volume.
Passo 3
Essa distinção é necessária porque cada tipo de estrutura, de barra ou contínua, tem suas próprias hipóteses simplificadoras.
Passo 4
Essas estruturas podem ser exemplificadas como:
Exemplos de estruturas em barra: viga, coluna, pilar, haste, cabo.
Exemplos de estruturas de superfície: lajes, chapas, membranas, cascas.
Exemplos de estruturas de volume: blocos.
Resposta
Ver a discussão acima.