Por que em estruturas constituídas de barras os apoios são idealizados como pontuais? Quais as diferenças entre os apoios rotulado móvel, fixo e engaste?

Passo 1

No caso da barra, o seu comprimento é muito maior que sua largura ou altura, de modo que essas dimensões podem ser desprezadas. O contato da barra com o apoio ocorre na largura da barra, que é muito pequena quando comparada com seu comprimento. Desse modo, podemos considerar que esse contato ocorre apenas em um ponto. Além disso, ao invés de usar uma força uniformemente distribuída, consideramos a resultante dessa força atuando no ponto de apoio.

Passo 2

O apoio rotulado móvel permite deslocamentos horizontais e de rotação, de modo que a única reação exercida pelo apoio é a vertical. No apoio rotulado fixo, por outro lado, somente a rotação é permitida. Nesse caso, temos reações tanto vertical quanto horizontal. Já no caso do engaste, seja ele bidimensional ou tridimensional, nenhum deslocamento livre é permitido. Assim, devemos ter reações horizontal, vertical e de momento.

Resposta

Ver a discussão acima.