Exercícios Resolvidos de Reações simultâneas

Ver Teoria

Enunciado

Sabendo que a reação global é aquela que junta duas equações com os mesmos reagentes numa só, escreva a equação global da dissociação da água em   O 2 ,   O H e H 2 .

Passo 1

Primeiro é fundamental que saibamos as que estão acontecendo nesse sistema assim como a variação em função dos coeficientes estequiométricos. São elas

2 H 2 O ⇌ 2 H 2 + O 2

- 2 a ⇌ 2 a + a

2 H 2 O ⇌ H 2 + 2 H O

- 2 b ⇌ b + 2 b

Temos de saber também quanto de cada reagente e produto são consumidos e formados, supondo que iniciamos com 1kmol de água apenas e seguindo os coeficientes estequiométricos teremos, no equilíbrio:

n H 2 O = 1 - 2 a - 2 b

n H 2 = 2 a + b

n O 2 = a

n O H = 2 b

n t o t = 1 + a + b

Passo 2

A reação global expões o que tínhamos no início (água) do lado esquerdo contra o que teremos no equilíbrio do lado direito, porém vamos utilizar os coeficientes estequiométricos como o número de mols do equilíbrio achado no passo anterior:

H 2 O ⇌ ( 1 - 2 a - 2 b ) H 2 O + ( 2 a + b ) H 2 + ( 2 b ) H O + ( a ) O 2

Repare que a água aparece dos dois lados porque essa molécula ainda existirá no equilíbrio.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Por que a taxa metabólica das mulheres e geralmente mais baixa que a dos homens? Qual e o efeito das roupas sobre a temperatura ambiente confortável?
De que maneira a umidade afeta o conforto humano?
O que e umidificação e desumidificarão?
Estime a entalpia da reação h - R para o processo de combustão do monóxido de carbono a 3.960R , usando (a) os dados de entalpia e (b) os dados de K P .
Usando os dados da entalpia da reação h - R e o valor de K P a 3.000K , estime o valor de K P do processo de combustão H 2 + 1 2 O 2⇌H 2 O a 3.200K .