Enunciado

Um conjunto cilindro-pistão sem atrito contém butano a 25   ° C e 500   k P a . É razoável considerar que o butano nesse estado se comporta como um gás ideal?

Passo 1

Vamos lá, pessoal! Primeiro vamos achar a temperatura crítica e a pressão crítica do butano na tabela para depois calcular a temperatura reduzida e a pressão reduzida e ver se dá pra considerar o butano como um gás ideal.

Da tabela, temos:

T c = 425   K

P c = 3,8   M P a

Calculando as propriedades reduzidas com esses e os dados do enunciado, temos a temperatura reduzida:

T r = 25 + 273 K 425   K = 0,701

E a pressão reduzida:

p r = 0,5   M P a 3,8   M P a = 0,13

Mas olhando no gráfico da figura D.1, vemos que

P r > P r , s a t = 0,1

Que é líquido, não gás. Então o modelo de gás ideal não é adequado para ser considerado nesse caso.

Resposta

modelo de gás ideal não é adequado

Exercícios de Livros Relacionados

A pressão manométrica do pneu de um automóvel é de 200 kPa antes de uma viagem e 220 kPa após uma viagem a um local onde a pressão atmosférica é de 90 kPa. Supondo que o volume do pneu permanece const
Escreva um programa de computador que liste os estados P , T e v ao longo das curvas do processo no Problema 3.55
Use o programa de computador para esboçar um gráfico da variação de pressão como a temperatura no Probl. 3.25. Estenda a curva um pouco para dentro da região monofásica.
(a) mostre que o coeficiente de compressão de um gás de Van der Waals é k = v 2 v - b 2 R T v 3 - 2 a v - b 2 (b) qual é a expressão de k , se a = b = 0 ?
(a) mostre que o coeficiente de dilatação volumétrica de um gás de Van der Waals é β = R v 2 ( v - b ) R T v 3 - 2 a v - b 2 (b) qual é a expressão de β , se a = b = 0 (gás ideal)?