Enunciado

A F i g u r a   10.40 mostra o diagrama de transformação por resfriamento contínuo para uma liga ferro-carbono contendo 1,13 % p   C . Faça uma cópia dessa figura e então esboce e identifique as curvas de resfriamento contínuo para produzir as seguintes microestruturas:

  1. Perlita fina e cementita proeutetoide;
  2. Martensita;
  3. Martensita e cementita proeutetoide;
  4. Perlita grosseira e cementita proeutetoide;
  5. Martensita, perlita fina e cementita proeutetoide.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

O item (a) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter perlita fina e cementita proeutetoide.

Obtemos estas composições com um resfriamento mais lento para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura mais alta.

O item (b) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martesita.

Obtemos esta composição através de um resfriamento brusco, para que o material não passe por nenhuma zona de transformação a não ser a de austenita em martensita.

O item (c) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martensita e cementita proeutetoide.

Obtemos estas composições com um resfriamento rápido de modo que o material passe somente pela zona de transformação da austenita em cementita.

O item (d) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter perlita grossa e cementita proeutetoide.

Obtemos estas composições com um resfriamento mais lento que o do item (a) para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura mais alta em relação à temperatura do item (a).

O item (e) nos pede para descrever a trajetória no gráfico para obter Martensita, perlita fina e cementita proeutetoide.

Obtemos estas composições com um resfriamento intermediário dentre os itens expostos anteriormente para que o material passe pela zona de transformação da austenita em cementita e da austenita em perlita a uma temperatura intermediária fazendo com que a austenita não seja totalmente transformada em cementita e perlita, sobrando para ser transformada em martensita.

Passo 2

O gráfico com os caminhos está exposto abaixo:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Para um aço 1080 que tenha sido temperado com água, estime o tempo de revenimento em 425 ° C( 800 ° F ) para atingir uma dureza de 50 HRC.(b) Qual será o tempo de revenido a 315 ° C( 600 ° F ) nec
Cite duas diferenças importantes entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para os aços carbono comuns e os aços-liga.
Explique sucintamente por que não existe uma região de transformação da bainita no diagrama de transformação por resfriamento contínuo para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide.
Nomeie os produtos microestruturais de amostras da liga ferro-carbono eutetoide 0,76 % pC que foram, primeiro, completamente transformadas em austenita, então resfriadas até a temperatura ambiente nas