Responde Aí

Estrutura Cristalina

Resumo

Temos aqui o jeito mais simples de aprender Estrutura Cristalina. Vem conferir!

O que é Estrutura Cristilina?

Começamos com o seguinte questionamento: O que é estrutura cristalina?

Primeira coisa que precisa entender é que quando falamos de estrutura cristalina estamos falando de uma estrutura em materiais sólidos.

Os materiais sólidos podem ser classificados como cristalinos ou amorfos. Nos materiais ditos cristalinos os átomos se arrumam em um modelo tridimensional ordenado e é essa organização que chamamos de estrutura cristalina. Os materiais amorfos não possuem nenhuma organização regular.

Comparação entre material cristalino e amorfo
Comparação entre material cristalino e amorfo

Células Unitárias

Uma coisa muito importante que precisamos saber é o que é célula unitária. A célula unitária é a menor aglomeração dos átomos no espaço, que se repete em todas as direções e resulta na estrutura cristalina.

Dá uma olhada nessa imagem aqui:

Estrutura cristalina
Estrutura cristalina

Na imagem acima a organização destacada se repete e forma a estrutura cristalina do material. Essa organização em destaque é a célula unitária. =)

Essas células unitárias são tridimensionais e os átomos podem se organizar na forma cúbica, tetragonal, hexagonal, e algumas outras.

As células unitárias mais comumente vistas nos materiais são as cúbicas e nelas os átomos podem ser agrupados dentro do sistema de 3 maneiras conhecidas como: Cubo Simples (CS), Cubo de Corpo Centrado (CCC) e Cubo de Facee Centrada (CFC).

Cubo Simples (CS)

Nessa organização temos um átomo em cada vértice do cubo.

Célula cúbica simples
Célula cúbica simples

Mas é importante entendermos que dentro da célula unitária, ou seja, dentro do cubo, temos 1/8 de átomo em cada vértice:

Átomos no interior do cubo
Átomos no interior do cubo

Então, como temos 1/8 de átomo em cada vértice e temos 8 vértices, no total há átomo na célula unitária.

Cubo de Corpo Centrado (CCC)

Nessa organização temos um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo.

Célula cúbica de corpo centrado
Célula cúbica de corpo centrado

Nesse caso, dentro do cubo temos 1/8 de átomo em cada vértice mais um átomo no centro, totalizando 2 átomos no interior da célula unitária.

Cubo de Face Centrada (CFC)

Nessa organização temos um átomo em cada vértice do cubo e um átomo em cada face do cubo.

Celula cúbica de face centrada
Celula cúbica de face centrada

Agora temos 1/8 de átomo em cada vértice dentro do cubo e nos átomos presentes na face apenas 1/2 do átomo se encontra dentro do cubo:

Átomos no interior do cubo
Átomos no interior do cubo

Como há 6 faces em um cubo temos no total átomos na célula unitária.

Sei que tudo isso parece meio abstrato, mas a nível atômico é assim que os átomos de um sólido podem se organizar. Por exemplo, o composto NaCl, muito presente nas nossas vidas como o famoso sal de cozinha, é um sólido cristalino que cristaliza em um sistema cúbico. Os ânions formam a estrutura Cúbica de Face Centrada (CFC) e os cátions são postos nos espaços vazios da célula unitária para normalizar a carga:

Estrutura cristalina do
Estrutura cristalina do

Já aprendemos bastante coisa sobre a estrutura cristalina até aqui, mas ainda tem muito mais para você aprender e arrasar na prova.

É possível aprender tudo sem complicações aqui no Responde Aí, com nossos conteúdos direto ao ponto e com uma linguagem bem fácil de compreender. Confere aqui em seguida o nosso Raio-X e não se arrependa de vir com a gente! 👇🏽

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Ciência e Engenharia de Materiais - Uma Introdução - William D. Callister Jr.
  • Conteúdos Complementares