Falha de Materiais

Resumo

Nosso papo hoje é sobre falha de materiais!

Bora lá começar com uma situação: Você está lá escrevendo com o seu lápis, a ponta está perfeita, a letra está ficando linda e de repente a ponta do lápis quebra 😥

Lápis com a ponta quebrada
Lápis com a ponta quebrada

Com a ponta quebrada você não consegue mais escrever direito, ou seja, o lápis não exerce mais a sua função de escrever de maneira satisfatória, não é mesmo?

É exatamente isso que é a falha de materiais.

Usamos o termo falhas para indicar que um material de engenharia está com sua estrutura comprometida a ponto de não ser capaz de desempenhar satisfatoriamente a sua função. As falhas são totalmente indesejáveis pois representam um perigo para a vida humana, geram uma perda econômica, entre diversas outras razões.

O materias podem falhar por 3 mecanismos:

  • Fratura;
  • Fadiga;
  • Fluência

A fratura é o mais comum e mais conhecido. Ela consiste na separação do material em duas partes em resposta a uma tensão aplicada nesse material.

Representação ilustrativa de fratura do material
Representação ilustrativa de fratura do material

A fratura está presente até no nosso corpo. Imagina que você caiu e quebrou o fêmur. Foi ao médico e o raio X mostra essa imagem:

Note que o fêmur foi separado em duas partes, então ocorreu uma fratura. E a gente consegue perceber que a fratura é um falha, porque devido a essa fratura o osso não consegue realizar bem a função dele de sustentação.

Podemos ainda classificar as fraturas:

  • Fratura frágil - É aquela que ocorre sem nenhuma ou pouco deformação.
  • Fratura dúctil - É aquela que ocorre após uma deformação. Ou seja, o material sofre deformações devido a tensão e se essa tensão continua aplicada sob o material ele fratura.

Essa foi só uma introdução rápida sobre falhas de materias, mas já deu pra ver que é algo importante e que dá para aprender de forma descontraída, não é?

E ainda dá para aprender com vídeos também.

Se liga nesse vídeo aqui sobre essa introdução de falhas e um início de fraturas também.

Bem irado não é mesmo?

Quer aprender de maneira rápida, descontraída, com textos e vídeos com linguagens amigáveis, com exercícios resolvidos passo a passo tanto de livros quanto de provas da sua faculdade?

Então confere aqui em seguida o nosso Raio-X e veja tudo que temos para te oferecer sobre falha de materiais!

Raio-X