Defeitos Cristalinos

Resumo

Fala aí! Partiu aprender sobre defeitos cristalinos?

Os defeitos cristalinos nada mais são que imperfeições naquele ordenamento regular de átomos que chamamos de estrutura cristalina.

Esses defeitos representam somente uma pequena parte de toda a rede cristalina, mas podem modificar MUITO as propriedades dos materiais.

Dá uma olhada nessa imagem aqui:

Rede com defeito cristalino
Rede com defeito cristalino

Tá vendo aquele “buraco” ali? Você olha para o arranjo das bolinhas, que representam os átomos, e percebe que deveria ter um outro átomo ocupando aquele espaço, mas não tem. Isso é um defeito cristalino.

Os defeitos cristalinos podem ser de vários tipos:

  • Defeitos Pontuais: Irregularidades que se estedem somente sobre alguns átomos (adimensional)
  • Defeitos Lineares: Irregularidades que se estedem através de uma única fileira de átomos (unidimensional)
  • Defeitos Planares: Irregularidades que se estedem através de um plano de átomos (bidimensional)
  • Defeitos Volumétricos: Irregularidades que se estedem sobre um conjunto de átomos na estrutura ou no volume (tridimensional)

Muitos defeitos, não é? hahaha

Mas calma, vamos falar aqui rapidamente sobre os defeitos mais simples que podem ocorrer na estrutura, os defeitos pontuais. Esses defeitos podem ser divididos em lacunas ou vacância, defeitos pontuais intersticiais e defeitos pontuais substitucionais.

LACUNAS

Esse é o mais comum de acontecer e é quando há a ausência de um átomo em uma posição que deveria estar preenchida na estrutura.

Lacuna ou Vacância
Lacuna ou Vacância

DEFEITOS PONTUAIS INTERSTICIAIS

Interstícios são os pequenos espaços que tem na estrutura cristalina. O defeitos pontuais intersticiais são quando um átomo ocupa o espaço interticial.

Pode ser que um átomo da própria estrutura ocupe o interstício (auto intersticial) ou um átomo diferente ocupe esse espaço.

Defeitos pontuais intersticiais
Defeitos pontuais intersticiais

DEFEITOS PONTUAIS SUBSTITUCIONAIS

Esse defeito é caracterizado pela substituição de um átomo da estrutura por um outro átomo que não pertence a rede (impureza) e que possui tamanho parecido com os átomos da rede.

Defeito pontual substitucional
Defeito pontual substitucional

Esses são os defeitos pontuais, mas como vimos antes tem mais três tipos de defeitos.

Quer aprender sobre todos os defeitos cristalinos e arrasar na prova? Então, confere o nosso Raio-X logo aqui em seguida, com todo o conteúdo que temos para te oferecer, e vem pro Responde Aí! 👇🏽

Raio-X