Enunciado

  1. Compare os mecanismos atômicos para as difusões intersticial e por lacunas.
  2. Cite duas razões pelas quais a difusão intersticial é normalmente mais rápida que a difusão por lacunas.

Passo 1

Pra responder a letra a, precisamos lembrar como funciona cada um dos mecanismos.

A difusão por lacunas é um mecanismo onde um átomo de posição normal se movimenta na rede cristalina através dos buracos (ou lacunas), ou seja, espaços normais que deveriam estar ocupados por outros átomos, mas que por algum defeito estão vazios. Como mostra a figura:

Para que ocorra esse tipo de movimentação é necessária a presença de lacunas no material.

A difusão intersticial é um mecanismo de movimentação onde um átomo migra de um interstício, ou seja, um espaço entre outros átomos de posição normal, para outro interstício. Como mostra a figura:

Essa movimentação é típica de impurezas, que normalmente são átomos menores que o material principal da liga, sendo assim, pequenos o suficiente para se encaixar nesses espacinhos.

Passo 2

Pra resolver a letra b a gente precisa pensar um pouquinho sobre cada uma delas pra entender o porquê uma é mais rápida que a outra!

A difusão intersticial em geral é muito mais rápida que a difusão em lacunas, não só pela diferença de tamanho e “agilidade” dos átomos menores, mas também porque é existem muito mais posições intersticiais do que lacunas nos materiais.

Resposta

  1. A difusão por lacunas é um mecanismo onde um átomo de posição normal se movimenta através dos buracos que existem na rede cristalina. A difusão intersticial é um mecanismo de movimentação onde um átomo migra de um interstício para outro.
  2. Pela diferença de tamanho e “agilidade” dos átomos menores e também porque é existem muito mais posições intersticiais do que lacunas nos materiais.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Explique sucintamente a diferença entre autodifusão e interdifusão.
Uma folha de ferro de 1,5 mm de espessura é colocada em uma atmosfera de nitrogênio a 1200°C a fim que possa se instaurar um estado de difusão em regime estacionário. O coeficiente de difusão do nitro
A purificação do gás hidrogênio por difusão através de uma lâmina de paládio. Calcule o número de kg de hidrogênio que passa por hora através de uma lâmina de paládio com 5mm de espessura e área de 0,