Enunciado

Descreva sucintamente o procedimento de tratamento térmico mais simples que poderia ser usado para converter um aço contendo 0,76 % p C de uma microestrutura na outra, como segue:

(a) Cementita globulizada em martensita revenida

(b) Martensita revenida a perlita

(c) Bainita em martensita

(d) Martensita em perlita

(e) Perlita em martensita revenida

(f) Martensita revenida em perlita

(g) Bainita em martensita revenida

(h) Martensita revenida em cementita globulizada.

Passo 1

Faaala aê! Tudo bem? Neste problema, devemos descrever o tratamento térmico mais simples que seria necessário para converter um aço eutetóide de uma microestrutura para outra. Iremos utilizar a Figura 10.27 (pág. 315 ; 8 ª Ed.) para resolver as várias partes deste problema.

(a) Para converter cementita globulizada em martensita revenida, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C . Em seguida, temperar até a temperatura ambiente a uma taxa maior que cerca de 140 ° C / s e depois aquecer isotermicamente a uma temperatura entre 250 e 650 ° C .

(b) Para converter martensita revenida em perlita, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C e depois resfriar até a temperatura ambiente a uma taxa inferior a cerca de 35 ° C / s .

(c) Para converter a bainita em martensita, primeiro, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C e, em seguida, temperar à temperatura ambiente a uma taxa superior a cerca de 140 ° C / s .

(d) Para converter martensita em perlita, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C , depois resfriar até a temperatura ambiente a uma taxa menor que cerca de 35 ° C / s .

(e) Para converter a perlita em martensita revenida, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C , depois resfriar rapidamente até a temperatura ambiente, a uma taxa maior que cerca de 140 ° C / s . Em seguida, aquecemos isotermicamente a uma temperatura entre 250 e 650 ° C .

(f) Para converter a martensita revenida em perlita, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C , depois resfriar até a temperatura ambiente, a uma taxa inferior a cerca de 35 ° C / s .

(g) Para converter a bainita em martensita revenida, devemos austenitizar a uma temperatura de cerca de 760 ° C , depois temperar rapidamente à temperatura ambiente a uma taxa superior a cerca de 140 ° C / s e, em seguida, tratamos isotermicamente a uma temperatura entre 250 e 650°C.

(h) Para converter martensita revenida em cementita globulizada, devemos aquecer a cerca de 700 ° C por aproximadamente 20   h .

Resposta

Veja a resolução completa!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.
Determine os limites de resistência à tração aproximados para amostras de uma liga ferro-carbono eutetóide que sofreram os tratamentos térmicos descritos nos itens (a) e (c) do Problema 10.23 .
(a) Descreva sucintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.(b) Explique por que a martensita revenida é muito mais dura e resistente.
Para um aço eutetóide, descreva tratamentos térmicos isotérmicos que seriam necessários para produzir amostras com as seguintes durezas Rockwell:a) 93 HRBb) 40 HRC(c) 27 HRC
Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas em ordem decrescente de limite de resistência à tração:(a) 0,25 % p C com cementita globulizada(b) 0,25 % p C com perlita