Enunciado

É possível produzir uma liga ferro-carbono com composição eutetóide que tenha uma dureza mínima de 90 HRB e uma ductilidade mínima de 35 % RA? Se isso for possível, descreva o tratamento térmico por resfriamento contínuo a que a liga deveria ser submetida para conseguir essas propriedades. Se não for possível, explique por quê.

Passo 1

Olá! Tudo bem? Este problema indaga sobre a possibilidade de produzir uma liga ferro-carbono de composição eutetóide que tenha uma dureza mínima de 90 HRB e uma ductilidade mínima de 35 % R A . Se a liga for possível, o tratamento térmico de resfriamento contínuo deve ser estipulado.

Então, de acordo com as Figuras 10.30 a e b , a seguir é apresentada uma tabulação da dureza Rockwell B e a porcentagem de redução da área para as microestruturas perlita fina, perlita grosseira e cementita globulizada com 0,76 % p C.

Portanto, nenhuma das microestruturas atende a esses dois critérios. As perlitas fina e grosseira são duras o suficiente, mas não possuem a ductilidade necessária. A cementita globulizada é suficientemente dúctil, mas não atende ao critério de dureza.

Resposta

Nenhuma das microestruturas atende aos dois critérios simultaneamente. As perlitas fina e grosseira são duras o suficiente, mas não possuem a ductilidade necessária. A cementita globulizada é suficientemente dúctil, mas não atende ao critério de dureza.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Deseja-se produzir uma liga ferro-carbono com uma dureza mínima de 175 HB e uma ductilidade mínima de 52 % R A . Essa liga é possível? Se esse for o caso, qual será sua composição e sua microestrutura
É possível produzir uma liga de ferro-carbono que tenha um limite mínimo de resistência à tração de 690 M P a ( 100.000p s i ) e uma ductilidade mínima de 40 % R A ? Se isso for possível, qual será su