Enunciado

Determine I e V_a b no circuito da figura 2.82 .

Passo 1

Dá uma olhadinha no circuito:

Para resolver essa questão, vamos usar a lei de Kirchoff para tensões. O que a gente vai fazer é o seguinte: vamos caminhar pelo circuito somando e subtraindo tensões e voltar para o mesmo ponto. Qual é a diferença de tensão entre um ponto e ele mesmo? Só pode ser zero! Lembra do seguinte: se passar do menos pro mais na fonte de tensão, soma a tensão, e se passar do mais pro menos, subtrai. Além disso, se a gente passar a favor da corrente no resistor, a tensão abaixa, e se passar contra a corrente, ela aumenta.

Passo 2

Vamos começar dando a volta no circuito, no sentido horário, junto com essa corrente I , e voltar para o mesmo ponto. Bora lá!

- 8 + 30 - 3 I + 10 - 5 I = 0

8 I = 32

I = 4 A

Passo 3

Agora é só calcular a diferença de potencial V_a b , indo de baixo para cima, pela esquerda.

V_a b = + 30 - 3 xx 4 + 10

V_a b = 28 V

Poderíamos ir pela direita também:

V_a b = + 8 + 5 xx 4

V_a b = 28 V

Resposta

I = 4 A

V_a b = 28 V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A tensão e a corrente foram medidas nos terminais do dispositivo mostrado na Figura P2.28(a). Os resultados estão tabulados na Figura P2.28(b).a) Construa um modelo de circuito para esse dispositivo u
A tensão e a corrente foram medidas nos terminais do dispositivo mostrado na Figura P2.29(a). Os resultados estão tabulados na Figura P2.29(b).a) Construa um modelo de circuito para esse dispositivo u
A corrente i a no circuito mostrado na Figura P2.21 é 2 m A . Determine (a) i o ; (b) i g e (c) a potência fornecida pela fonte de corrente independente.
O resistor variável R no circuito da Figura P2.23 é ajustado até que i 0 seja igual a 10 mA. Determine o valor de R.
Para o circuito mostrado na Figura P2.24, determine (a) R e (b) a potência fornecida pela fonte de 240 V