Enunciado

Determine V_x no circuito da figura 2.85 .

Passo 1

Dá uma olhadinha no circuito:

Para resolver essa questão, vamos usar a lei de Kirchoff para tensões. O que a gente vai fazer é o seguinte: vamos caminhar pelo circuito somando e subtraindo tensões e voltar para o mesmo ponto. Qual é a diferença de tensão entre um ponto e ele mesmo? Só pode ser zero! Lembra do seguinte: se passar do menos pro mais na fonte de tensão, soma a tensão, e se passar do mais pro menos, subtrai. Além disso, se a gente passar a favor da corrente no resistor, a tensão abaixa, e se passar contra a corrente, ela aumenta.

Passo 2

A gente vai dizer que uma corrente i passa no circuito, no sentido horário, para podermos calcular as tensões voltar para o mesmo ponto. Bora lá!

- V_x - 2 i + 15 - i - 2 V_x = 0

Então,

3 i + 3 V_x = 15

Além disso, a tensão no resistor de 5 omega é, ao mesmo tempo, - 5 i e - V_x , então:

5 i = V_x

Substituindo na primeira equação:

3 i + 3 (5 i) = 15

i = (5)/(6) A

E então,

V_x = (25)/(6) V = 4,167 V

Resposta

V_x = 4,167 V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para o circuito da figura 2.88 , determine V 0 / V s em termos de α , R 1 , R 2 , R 3 e R 4 . Se R 1 = R 2 = R 3 = R 4 , qual o valor de α que produzirá V 0 V s = 10 ?
Obtenha v 1 a v 3 no circuito da figura 2.81 .
Para o circuito da figura 2.77 , use a LKC para encontrar as correntes nos ramos I 1 a I 4 .
Encontre v 1 e a potência entregue ao resistor de 8 Ω.
Para o circuito mostrado na Figura P4.1, determine o número de: (a) ramos, (b) ramos em que a corrente é desconhecida, (c) ramos essenciais,(d) ramos essenciais em que a corrente é desconhecida, (e) n