Enunciado

Elabore um problema para ajudar outros estudantes a entenderem melhor as funções de singularidade.

Passo 1

A questão deseja que inventemos um problema para ajudar os estudantes a entenderem melhor as funções de singularidade e o que são essas funções? Para o nosso caso essas funções são: degrau, impulso, rampa e afins. Sendo assim, não conseguimos encontrar um problema que abranja todas as funções de singularidade ou funções singulares, sendo assim, vamos utilizar aqui a função degrau pelo fato de ser a mais comum e, então, bolar uma questão com ela. Dessa forma, podemos nos perguntar: O que representa a função degrau e qual seu principal uso?

Desta forma, a função degrau (unitário ou não) permite representar todas as situações em que uma fonte D.C. é ligada/desligada ao circuito em análise ou projeto. Isto permite calcular diretamente a resposta transitória do circuito no momento em que a fonte é ligada/desligada, evitando o desenho de circuitos equivalentes para os instantes específicos de tempo em que estas operações ocorrem. Sua aplicação mais comum é através da resposta ao degrau de um circuito que é bastante simples de encontrar, porém, tendo essa resposta em mãos podemos prever a resposta desse circuito a qualquer entrada possível.

Resposta

A função degrau (unitário ou não) permite representar todas as situações em que uma fonte D.C. é ligada/desligada ao circuito em análise ou projeto. Isto permite calcular diretamente a resposta transitória do circuito no momento em que a fonte é ligada/desligada, evitando o desenho de circuitos equivalentes para os instantes específicos de tempo em que estas operações ocorrem. Sua aplicação mais comum é através da resposta ao degrau de um circuito que é bastante simples de encontrar, porém, tendo essa resposta em mãos podemos prever a resposta desse circuito a qualquer entrada possível.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere a figura e elabore um problema para ajudar outros estudantes a entender melhor a análise de circuito usando as transformadas de Laplace.
A equação diferencial que descreve a tensão em um circuito RLC é d 2 v d t ² + 5 d v d t + 4 v = 0 ² Sabendo que v 0 = 0 e d v 0 d t = 5 , obtenha v ( t ) .
As respostas ao degrau de um circuito R L C são V C = 40 - 10 e - 2000 t - 10 e - 4000 tV ,t0 i L t = 3 e - 2000 t + 6 e - 4000 tm A ,t0 a) Determine C b) Determine que tipo de amortecimento o circuit
Projete um circuito R L C que tenha a equação característica s 2 + 100 s + 10 6 = 0
A tensão em um ramo de um circuito R L C é descrita por d 2 v d t ² + 4 d v d t + 8 v = 48 ² Se as condições iniciais forem v 0 = 0 = d v 0 d t . Determine v ( t ) .