Um número infinito de superfícies diferentes pode se encaixar em uma determinada linha de contorno e, no entanto, na definição do fluxo magnético através de uma espira, , não especifiquei qual a superfície a ser usada. Justifique essa aparente omissão.
Passo 1
Olá pessoal, bora para mais uma!??Esta questão é simples, pois não exige contas, mas exige um bom entendimento do conteúdo trabalhando até então.
Temos então que:
Ou seja, o divergente do campo magnético é nulo. Sabendo disso podemos retornar em um teorema lá da sessão 1.6.2 do nosso livro (teorema 2, letra c) que diz que:
Sendo assim o teorema garante que para qualquer superfície fechada a integral será nula.
Certo, mas o que isso tem relação com o nosso problema?
O teorema mostrado acima diz que a fronteira entre as superfícies não interfere no fluxo, ou melhor, Garante que será o mesmo para todas as superfícies com uma dada linha de fronteira.
Assim finalizamos mais uma questão!! Até a próxima!!
Resposta
Argumentação no passo acima.