Máquinas de Fluxo

Resumo

Fala aí! Pronto para iniciar os estudos de Máquinas de Fluxo?

Esse termo "máquina de fluxo" pode parecer meio estranho, mas uma máquina de fluxo nada mais é que um equipamento que pode adicionar ou retirar energia de um fluido em escoamente.

Ao longo do nosso estudo de Mecânica dos Fluidos a gente estuda sobre as perdas de carga, que são a diminuição de pressão e, consequentemente, diminuição de energia, que ocorre no fluido quando ele escoa por tubulações e/ou passa por "acidentes" (joelhos, válvulas, bifurcações, etc.).

Agora, imagina que eu quero que o fluido escoe até um determinado lugar, mas ele está sempre perdendo energia, através da perde de carga, então, para garantir que ele chegue até onde eu quero, em algum momento eu preciso adicionar energia à ele. Eu faço isso através de uma máquina de fluxo. Essa máquina de fluxo vai adicionar energia ao fluido, aumentando a pressão sobre o mesmo até um valor suficiente para gerar um escoamento até o ponto que se deseja.

Dependendo do estado físico do fluido nós usamos equipamentos diferentes:

BOMBAS: São equipamentos que adicionam energia a um fluido no estado líquido;

VENTILADORES: Equipamentos que adicionam energia a um fluido no estado gasoso e provocam um leve aumento de pressão;

SOPRADORES: Equipamentos que adicionam energia a um fluido no estado gasoso e provocam um médio aumento de pressão;

COMPRESSORES: Equipamentos que adicionam energia a um fluido no estado gasoso e provocam um elevado aumento de pressão.

Dá uma olhadinha em alguns desses aquipamentos aqui, mas não se preocupa em entender o funcionamento agora não, beleza? Isso é mais pra frente haha

Exemplos de máquinas de fluxo
Exemplos de máquinas de fluxo

E, ainda temos as máquinas de fluxo que vão retirar energia e, essas são chamadas de turbinas.

As turbinas possuem "pás", como as hélices de ventiladores rs, e quando o fluido com alta energia se choca com as pás da turbina, parte da energia que está no fluido é perdida e convertida em energia para movimentar as pás da turbina.

Maneiro não é?

Dá uma olhada aqui em uma turbina:

Exemplo de uma turbina
Exemplo de uma turbina

Embora as turbinas também sejam importantes, as máquinas de fluxo que serão mais focadas aqui são as de fluxo positivo, ou seja, aquelas de adicionam energia ao fluido, principalmente as bombas.

Agora que você já entendeu o que são as máquinas de fluxo e para que elas servem, pode avançar nos seus estudos e entender mais a fundo as bombas: como é o funcionamento, quais são os tipos de bombas e muito mais. Todo esse conteúdo você encontra aqui no Responde Aí, bem organizado, direto ao ponto e didático para você arrasar na prova.

Confere aqui em seguida o nosso Raio-X e aproveite! 👇🏽

Raio-X