Exercícios Resolvidos de Entropia

Ver Teoria

Enunciado

Se uma reação química tiver uma variação positiva na entropia, ΔS, então:

  1. Aumenta a desordem do sistema.
  2. A reação é exotérmica.
  3. O calor vai do sistema para a vizinhança.
  4. A energia livre de Gibbs é negativa.
  5. A reação é espontânea.

Passo 1

Vamos de questãozinha teórica para fortalecer nossos conhecimentos!

A questão nos dá opções para responder sobre uma reação química com variação de entropia positiva… Bom, então vamos avaliar cada letrinha e ir por eliminação, show? Beleza!

Passo 2

Começando pela letra a, ela diz que uma entropia positiva aumenta a desordem do sistema....Se a gente relembrar lá da teoria, de cara vemos que essa opção está correta! Pois a entropia mede essa desordem, sendo ela positiva então, sim! Vai aumentar a desordem do sistema.

Mesmo já tendo descoberto a resposta, vamos seguir avaliando todas as opções, beleza?

Passo 3

A letra b, diz que a equação é exotérmica, mas isso aí a gente descobre olhando para a Entalpia, e não para a Entropia, show?

Passo 4

A letra c, afirma que o calor vai do sistema para a vizinhança, que seria a mesma coisa de dizer o que está na letra b, então já estamos ligados que isso aí é Entalpia!

Passo 5

Na letra d, o exercício diz que se a entropia é positiva a energia livre de Gibbs é negativa, e sabemos que ela depende também do sinal da entalpia. Logo, não pode ser essa aqui também!

Passo 6

Vamos para última! Na letra e, está afirmando que a reação é espontânea, mas pra saber isso precisamos olhar para a Energia livre de Gibbs, então não é verdade também.

Show! Finalizamos essa!

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

A entalpia padrão de formação de S i C l 4 ( g ) é - 662,75k J. m o l - 1 e sua entropia molar padrão é 330,86J. K - 1m o l - 1 . Calcule a temperatura na qual a redução de S i C l 4 ( g ) a S i ( s )
3.9 (b) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8b e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.9 (a) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8ª e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.8 (b) Calcule a entropia-padrão das seguintes reações, a 298 K: Z n s + C u 2 + a q → Z n 2 + + C u s C 12 H 22 O 11 s + 12O 2 g → 12C O 2 g + 11H 2 Ol
3.1 (a) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de energia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de ferro a (a) 0°C e (b) 100°C.