Equilíbrios Físicos

Resumo

Fala aí! Hoje estamos aqui para falar sobre os equilíbrios físicos! Partiu?

Bom, você sabe que as substâncias químicas podem estar em três fases: sólido, líquido e vapor

Quando a substância passa de uma fase para outra, ocorre o que chamamos de transição de fase.

Esquema da transição de fase
Esquema da transição de fase

Mas, se analisarmos uma garrafa de água fechada, rola um equilíbrio entre a fase líquida e o vapor d'água ali dentro. O que acontece é que a água passa por uma tranferência de massa entre os estados líquido e vapor espontaneamente, até que a velocidade de transformação de líquido em vapor (evaporação) e de vapor em líquido (condensação) se igualam. Nesse momento dizemos que foi atingido o equilíbrio dinâmico de fases.

A gente representa esse equilíbrio da seguinte forma:

$$H_2O_{(liq.)}~~\rightleftharpoons ~~ H_2O_{(gas.)}$$

Isso quer dizer que:

$$velocidade~~de~~evaporação~~=~~velocidade~~de~~condensação$$

Dentro desse equilíbrio tem uma propriedade muito importante que é definida, chamada pressão de vapor. A pressão de vapor é a pressão que o gás exerce quando ele está em equilíbrio dinâmico com a fase líquida.

Essa propriedade é muito importante para substâncias puras, pois ela nos diz o quão facilmente esse substância evapora - Quanto maior a pressão de vapor de uma substância pura, mais facilmente a mesma vai evaporar.

Existem dois fatores mais relevantes que infuenciam na pressão de vapor:

  • TEMPERATURA:

    A pressão de vapor aumenta com o aumento da temperatura

    $$\uparrow Temperatura ~~\Longrightarrow ~~~~\uparrow Pressão ~~de~~Vapor$$

    Isso acontece porque quanto maior a temperatura, maior o grau de agitação das moléculas e com isso mais facilmente elas passam para a fase vapor, consequentemente a quantidade de moléculas na fase vapor é maior e portanto a pressão exercida é maior.

  • FORÇAS INTERMOLECULARES:

    Para analisar o efeito das forças intermoleculares olhamos duas substância na mesma temperatura (para ignorar o efeito temperatura) e com forças intermoleculares diferentes.

    De maneira geral: Quanto mais forte for a força intermolecular da substância, menor será a pressão de vapor

    $$\uparrow Força ~~Intermolecular ~~\Longrightarrow ~~~~\downarrow Pressão ~~de~~Vapor$$

    Isso porque quanto as força intermoleculares são muito fortes é mais difícil de rompê-las e, portanto mais difícil de passar da fase líquida para a fase gasosa. Assim, haverá menos moléculas na fase vapor e a pressão de vapor será menor.

Inicialmente, para uma contextualização e familiarização com o assunto, é isso que você precisa saber sobre equilíbrios físicos.

Mas, o conteúdo que temos para te oferecer é muito mais que isso. Então vamos fazer o seguinte: Eu vou deixar um vídeo logo aqui em seguida sobre essa introdução de equilíbrios físicos, depois que você assistir esse vídeo você vai conferir o Raio-X, que estará logo após ao vídeo, onde nós separamos e organizamos todo o conteúdo que você precisa para que o seu estudo seja bem focado e didático. Dá uma olhada lá e veja tudo que o Responde Aí tem para te oferecer 😉

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman
  • Conteúdos Complementares