Cinética Química

Resumo

Fala aíi! Está procurando um conteúdo irado sobre Cinética Química para você aprender e arrasar na prova? O RespondeAí está aqui pra te ajudar! 🧡

A cinética química é o nome dado ao ramo da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam a mesma!

Imagina uma reação química qualquer:

Reação química geral.
Reação química geral.

A velocidade da reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos são formados. Algumas reações levam anos para acontecer, enquanto outras ocorrem assim que os reagente são postos em contato, ou seja são imediatas.

De maneira geral, a gente pode dizer que a velocidade da reação é a variação da concentração de um reagente no meio sobre a variação de tempo, semelhante a definição da física, sabe?

Podemos escrevera fórmula da velocidade de reação assim:

Velocidade de reação: função de [R]
Velocidade de reação: função de [R]

Como reagente está sendo consumido, sua concentração vai diminuir, fazendo com que a variação seja negativa, mas a velocidade é positiva, por isso tem o menos ali na frente na fórmula.

Ou podemos escrever a velocidade em função da variação da concentração de produtos no meio:

Velocidade de reação: função de [P]
Velocidade de reação: função de [P]

E dessa vez não há o sinal de negativo, pois os produtos são formados e portanto a variação da concentração dos mesmos é positiva. Beleza?

Entretanto, através dessas fórmulas parece que somente a concentração de reagentes e produtos interfere na velocidade de reação. Mas.... não é bem assim, existem outros fatores que também podem interferir!

Fatores que Interferem na Velocidade de Reação

O fatores mais importantes que influenciam na velocidade de reação são:

Concentração de Reagentes

Para que a reação aconteça é necessário que haja colisões entre as moléculas, de modo que haja quebra de ligações e formação de novas. Quanto mais a concentração de reagentes, maior o número de colisões que ocorrem e portanto mais rápida é a reação.

Influência da concentração dos reagentes.
Influência da concentração dos reagentes.

Pressão

A influência da pressão faz mais sentido em reações que envolvem substâncias na fase gasosa. Ao aumentar a pressão, aumenta-se o número de colisões entre moléculas e portanto a velocidade de reação aumenta.

Influência da pressão.
Influência da pressão.

Temperatura

Ao aumentar a temperatura, aumenta-se a energia cinética das moléculas, de modo que elas ficam em um grau de agitação maior e consequentemente as colisões entre elas são intensificadas, aumentando assim a velocidade de reação.

Influência da temperatura.
Influência da temperatura.

Catalizadores

Os catalisadores, em sua própria definição, são substâncias que vão acelerar a velocidade da reação. É importante entender que os catalisadores não são consumidos na reação e que os mesmos só aumentam a velocidade da reação, não alteram o rendimento da mesma.

Influência do uso de catalizadores
Influência do uso de catalizadores

Superfície de contato

Quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade de reação

Influência do tamanho da superfície de contato.
Influência do tamanho da superfície de contato.

Bastante coisa interessante, não é mesmo?

Mas acredita que ainda tem mais? E não precisa se desesperar porque você encontrou o lugar que tem todo o conteúdo que você precisa saber sobre cinética química, passado para você através de textos super didáticos, vídeos irados e muitos exercícios resolvidos passo a passo para praticar.

Quer uma mais uma provinha?!

Então se liga nesse vídeo iradoso sobre velocidade de reação!

Não perde tempo, confere logo aqui em seguida o nosso Raio-X 👇🏽, e veja tudo que nós do Responde Aí temos a te oferecer!

Raio-X

Livros Resolvidos

  • Físico-Química - Atkins
  • Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman
  • Conteúdos Complementares

    Conceitos de Cinética Química

    Tipos de Catalisadores