14.Sobre a possibilidade de retorno dos sentimentos fascistas ou de volta de paixões por sistemas totalitários, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) Um regime democrático não admite feições totalitárias, pois a democracia abraça o pluralismo.
b) São ingredientes, segundo Arendt, do sistema totalitário: a repressão à dissidência, o culto à personalidade dos líderes e a censura aos meios de comunicação.
c) Os sentimentos fascistas, que mobilizam as massas, foram fenômenos adstritos ao começo do século XX, não sendo possível a sua repetição histórica.
d) O nazismo historicamente se amparou no culto à superioridade racial de um grupo, sendo patrocinado pelo Estado o extermínio de pessoas pertencentes a outros grupos.

Passo 1

O enunciado apresenta uma questão de múltipla escolha sobre a possibilidade de ressurreição de sentimentos fascistas ou de atração por regimes totalitários. O tema envolve conceitos de teoria política, em especial a caracterização de sistemas totalitários segundo Hannah Arendt, e a comparação com princípios democráticos.

Passo 2

Analisando a alternativa (a): “Um regime democrático não admite feições totalitárias, pois a democracia abraça o pluralismo.” Isso está correto, já que o pluralismo e a liberdade de expressão são pilares do sistema democrático, que se opõe à uniformidade e ao controle absoluto típicos do totalitarismo.
Analisando a alternativa (b): “São ingredientes, segundo Arendt, do sistema totalitário: a repressão à dissidência, o culto à personalidade dos líderes e a censura aos meios de comunicação.” Esta descrição coincide com a análise de Arendt em “Origens do Totalitarismo”, logo também está correta.

Passo 3

Analisando a alternativa (c): “Os sentimentos fascistas, que mobilizam as massas, foram fenômenos adstritos ao começo do século XX, não sendo possível a sua repetição histórica.” Essa afirmação nega a possibilidade de recorrência de impulsos autoritários na sociedade contemporânea, mas a evidência histórica e a própria reflexão de Arendt mostram que as condições que geram totalitarismos podem reaparecer, portanto esta alternativa está incorreta.

Passo 4

Analisando a alternativa (d): “O nazismo historicamente se amparou no culto à superioridade racial de um grupo, sendo patrocinado pelo Estado o extermínio de pessoas pertencentes a outros grupos.” Este enunciado descreve com fidelidade o caráter racista e genocida do nazismo, logo está correto.

Resposta

c) Os sentimentos fascistas, que mobilizam as massas, foram fenômenos adstritos ao começo do século XX, não sendo possível a sua repetição histórica.

Exercícios relacionados