17- Considere uma B.H. TIPO IV suscetível, com freqüência, à quaisquer eventos pluviométricos, aos inconvenientes das enchentes e inundações. Como engenheiro de R.H.'s, justifique ao órgão contratante (Secretaria de Obras), utilizando os conceitos das Mesetas Homeostáticas:
a)porque o fenômeno, com frequência está ocorrendo? ;
b)explique a solução para o problema, enfatizando os hidrogramas afluente e efluente;
a)porque o fenômeno, com frequência está ocorrendo? ;
b)explique a solução para o problema, enfatizando os hidrogramas afluente e efluente;
Passo 1
O enunciado trata de uma bacia hidrográfica do Tipo IV, ou seja, com tempo de concentração curto, pouca capacidade de armazenamento natural e alta impermeabilização do terreno, o que faz com que mesmo chuvas moderadas gerem picos de cheia e inundações. O conceito de Mesetas Homeostáticas refere-se à capacidade de uma bacia de “estocar” água durante o evento pluviométrico e, depois, restabelecer um novo patamar de equilíbrio antes de novo evento.
Passo 2
a) Por que o fenômeno ocorre com frequência?
Numa bacia Tipo IV as mesetas homeostáticas são muito pequenas: a água da chuva não infiltra nem demora a chegar ao canal principal. Isso faz com que o hidrograma afluente seja muito estreito e de pico elevado. Se um segundo evento pluviométrico chega antes de a bacia recuperar seu “equilíbrio” (isto é, antes de o fluxo basal baixar de volta ao nível de pré-chuva), os picos se somam ou se sobrepõem, causando cheias repetidas. Em resumo, a baixa capacidade de armazenamento e o curto tempo de resposta mantêm a bacia sempre próxima de uma nova cheia toda vez que há chuva.
Numa bacia Tipo IV as mesetas homeostáticas são muito pequenas: a água da chuva não infiltra nem demora a chegar ao canal principal. Isso faz com que o hidrograma afluente
Passo 3
b) Solução enfatizando hidrogramas afluente e efluente
A proposta de controle visa aumentar artificialmente as mesetas homeostáticas, isto é, criar reservatórios de detenção/retenção que alarguem o hidrograma gerado pela chuva.
• O hidrograma afluente continua estreito e pontiagudo, refletindo a resposta rápida da chuva na bacia.
• O reservatório de detenção retém parte do volume em pico e libera água de forma controlada, gerando o hidrograma efluente com pico bem menor e duração maior.
A proposta de controle visa aumentar artificialmente as mesetas homeostáticas, isto é, criar reservatórios de detenção/retenção que alarguem o hidrograma gerado pela chuva.
• O hidrograma afluente
• O reservatório de detenção retém parte do volume em pico e libera água de forma controlada, gerando o hidrograma efluente
Dessa forma, entre eventos consecutivos a bacia tem tempo de “ressetar” seu nível de equilíbrio (meseta), evitando sobreposições de picos e enchentes.
Resposta
a) Porque a bacia Tipo IV tem tempo de concentração curto e pouca capacidade de armazenamento natural, as mesetas homeostáticas são insuficientes para atenuar picos sucessivos, de modo que chuvas frequentes geram cheias repetidas.
b) Implantar reservatórios de detenção/retenção para aumentar o prazo de escoamento: o hidrograma afluente pontiagudo é transformado no hidrograma efluente
mais largo e de pico reduzido, garantindo que a bacia recupere seu equilíbrio antes do próximo evento.
b) Implantar reservatórios de detenção/retenção para aumentar o prazo de escoamento: o hidrograma afluente