2.38*
Para entender por que o nível de tensão não é o úni-
prática
co determinante do dano potencial devido a um choque elétrico, considere o caso de um choque de eletricidade estática mencionado na Perspectiva Prática no início deste capítulo. Quando você arrasta os pés por um carpete, seu corpo fica carregado. O efeito dessa carga é que todo seu corpo fica a um determinado potencial elétrico. Quando sua mão se aproxima de uma maçaneta de metal, a diferença de potencial entre esta e sua mão faz fluir uma corrente elétrica - mas o material de condução é o ar, e não o seu corpo!
Suponha que o modelo do espaço entre sua mão e a maçaneta é uma resistência de 1 \mathrm{M} \Omega. Qual é a diferença de potencial (tensão) existente entre sua mão e a maçaneta, se a corrente que está causando o leve choque é de 3 mA ?
“Seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida do nível altíssimo ao mais baixo social, tenha sempre como meta: muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá, de alguma maneira você chega lá.”
\author{
Ayrton Senna

Passo 1

O enunciado modela o ar entre sua mão e a maçaneta como uma resistência de 1\,\mathrm{M}\Omega e diz que a corrente do choque é de 3\,\mathrm{mA}. Para encontrar a diferença de potencial entre mão e maçaneta, vamos usar a Lei de Ohm, que relaciona tensão, corrente e resistência.

Passo 2

Primeiro, convertemos os valores para unidades do SI:
R = 1\,\mathrm{M}\Omega = 1 \times 10^{6}\,\Omega,
I = 3\,\mathrm{mA} = 3 \times 10^{-3}\,\mathrm{A}.

Passo 3

A Lei de Ohm afirma que
V = I \, R.

Passo 4

Substituindo os valores convertidos:
V = \bigl(3 \times 10^{-3}\,\mathrm{A}\bigr)\,\bigl(1 \times 10^{6}\,\Omega\bigr) = 3 \times 10^{3}\,\mathrm{V} = 3000\,\mathrm{V}.

Resposta

A diferença de potencial é de 3000\,\mathrm{V} (isto é, 3\\ \mathrm{kV}).

Exercícios relacionados