7.44 A tendência para formar cátions aumenta com a:
a) Alta energia de ionização e alta eletronegatividade.
b) Alta energia de ionização e baixa eletronegatividade.
c) Baixa energia de ionização e alta eletronegatividade.

Passo 1

O enunciado pergunta em qual situação a tendência para formar cátions é maior. Este é um fenômeno relacionado às propriedades periódicas: a energia de ionização (a energia necessária para remover um elétron de um átomo gasoso) e a eletronegatividade (capacidade de um átomo atrair elétrons para si). Vamos representar a energia de ionização por E_i e a eletronegatividade por \chi.

Passo 2

Quanto menor for a energia de ionização, mais fácil é retirar um elétron, ou seja, maior será a tendência de formar um cátion. Portanto, a formação de cátions é favorecida por
\text{baixa }E_i.

Passo 3

Quanto menor for a eletronegatividade, menor será a atração que o átomo exerce sobre seus elétrons, facilitando também a perda de elétrons. Logo, a formação de cátions é favorecida por \text{baixa }\chi.

Passo 4

As alternativas fornecidas são:
a) alta E_i e alta \chi.
b) alta E_i e baixa \chi.
c) baixa E_i e alta \chi.
Com base nos passos anteriores, o fator mais determinante é que E_i seja baixo. Das opções dadas, apenas a (c) apresenta baixa energia de ionização, apesar de indicar alta eletronegatividade. As outras têm E_i alto e, portanto, não favorecem a formação de cátions.

Resposta

c) baixa energia de ionização e alta eletronegatividade.

Exercícios relacionados