7.61 Use as configurações eletrônicas para explicar por que o hidrogênio exibe propriedades similares às de Li e F.

Passo 1

O enunciado pede para usar as configurações eletrônicas de hidrogênio \mathrm{H}, lítio \mathrm{Li} e flúor \mathrm{F} para explicar por que o hidrogênio apresenta semelhanças de comportamento tanto com \mathrm{Li} quanto com \mathrm{F}. Vamos recorrer ao conceito de elétron de valência e à busca pela configuração de gás nobre.

Passo 2

Escrevemos as configurações eletrônicas de valência \mathrm{H}:1s^1 \mathrm{Li}:[\mathrm{He}]\,2s^1 \mathrm{F}:[\mathrm{He}]\,2s^2\,2p^5

Passo 3

Comparando \mathrm{H} com \mathrm{Li}: ambos têm exatamente um elétron na camada externa (H em 1s; Li em 2s). Para alcançar a configuração do gás nobre anterior, perdem esse elétron, formando cátion +\!1 (H ^+ e Li ^+). Por isso o hidrogênio pode exibir comportamento metálico e química semelhante à dos metais alcalinos como o lítio.

Passo 4

Comparando \mathrm{H} com \mathrm{F}: ambos estão a um elétron de completar a camada de valência (H precisa de um elétron para ter 1s^2; F precisa de um elétron para ter 2s^2\,2p^6). Ao ganhar um elétron, formam ânions –\!1 (H ^- e F ^-), exibindo comportamento não-metálico semelhante ao dos halogênios como o flúor.

Resposta

O hidrogênio se comporta como o lítio porque ambos têm um único elétron de valência e tendem a formar cátion +\!1, e se comporta como o flúor porque ambos podem ganhar um elétron para completar sua camada, formando ânion –\!1.

Exercícios relacionados