Para um aço eutetoide, descreva tratamentos térmicos por resfriamento contínuo que seriam exigidos para produzir amostras com as seguintes combinações de dureza Brinell e ductilidade (%RA):
(680 HB e ~ 0 % RA)

Passo 1

O enunciado pede um tratamento térmico por resfriamento contínuo para um aço eutetóide capaz de gerar uma dureza de aproximadamente \sim680\,HB e ductilidade em termos de redução de área %RA próxima de \sim0\%. O conteúdo envolve relações entre microestrutura (martensita, perlita, bainita) e propriedades mecânicas, e o que precisamos saber é que para durezas muito altas e ductilidade praticamente zero só a martensita plena atende a esses valores.

Passo 2

Para alcançar dureza tão elevada \sim680\,HB com ductilidade praticamente nula, a microestrutura resultante deve ser praticamente toda martensítica. A martensita em aços eutetóides pode chegar a durezas acima de 600\,HB, mas para ultrapassar 650\,HB e aproximar-se de 680\,HB precisamos garantir um resfriamento mais rápido que o necessário apenas para formar bainita fina ou perlita fina.

Passo 3

O primeiro estágio do tratamento é austenitização. Para um aço eutetóide típico, aquece-se até uma temperatura entre \sim780^\circ C e \sim820^\circ C (acima do ponto eutetóide de 727^\circ C), mantendo-se por tempo suficiente (por exemplo, 20 30 minutos) para homogeneizar completamente a austenita e dissolver os carbonetos.

Passo 4

Imediatamente após a austenitização, deve-se realizar um resfriamento rápido com velocidade superior à taxa crítica para evitar qualquer transformação eutetóide ou bainítica. Na prática, usa-se:
• Banho de água ou de solução de salmoura fortemente agitada (ou até gelo-água), garantindo que o resfriamento atravesse a região de formação de perlita e bainita antes que comece a transformação.
• Atingir taxas de resfriamento típicas de >100\,^\circ C/s em torno de 500^\circ C 200^\circ C, assegurando a formação de martensita quase pura.

Resposta

Para obter \sim680\,HB e \sim0\% de redução de área em aço eutetóide, a sequência é:
  1. Austenitizar em \sim780 \!820^\circ C por 20 30 min.
  2. Resfriar abruptamente em água ou salmoura fortemente agitada, de modo a obter martensita plena.

Exercícios relacionados