O que acontece com o volume da maioria das substâncias ao se fundirem?
Passo 1
Vamos lá! A pergunta é: “O que acontece com o volume da maioria das substâncias ao se fundirem?” Estamos falando sobre o processo de fusão, que é quando uma substância passa do estado sólido para o líquido. Para entender isso, vamos precisar saber um pouco sobre estados da matéria e como as moléculas se comportam durante essa mudança.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que no estado sólido, as moléculas estão bem organizadas e próximas umas das outras, formam uma estrutura rígida. Isso faz com que o sólido tenha um volume definido. Quando a substância começa a se fundir, ela absorve calor e as moléculas ganham energia, começando a vibrar mais e a se movimentar um pouco mais.
Passo 3
Com o aumento da temperatura, as moléculas se movem mais livremente, quebrando um pouco a estrutura rígida do sólido. Essa movimentação extra faz com que as moléculas fiquem um pouco mais espalhadas umas das outras, o que geralmente aumenta o volume da substância. Isso ocorre porque, no estado líquido, as moléculas ocupam mais espaço do que no estado sólido.
Passo 4
Então, na maioria das substâncias, quando elas se fundem, o aumento na movimentação das moléculas leva a um aumento do volume. Um exemplo clássico disso é o gelo derretendo em água: o gelo ocupa mais espaço que a água líquida. Por isso, a maioria das substâncias expande quando passam do estado sólido para o líquido.
Resposta
Na maioria das substâncias, o volume aumenta quando elas se fundem, ou seja, passam do estado sólido para o líquido.