As ametropias oculares que podem ocorrer em um mesmo olho simultaneamente são:
(e) hipermetropia e astigmatismo.
(e) hipermetropia e astigmatismo.
Passo 1
Vamos entender o que a questão está perguntando. A pergunta fala sobre ametropias oculares, que são erros de refração que impedem o olho de focar a luz corretamente na retina. O conteúdo envolvido aqui é a anatomia e a fisiologia do olho, especificamente como diferentes ametropias podem ocorrer juntas. Para resolver, vamos precisar conhecer os tipos de ametropias e como elas podem se combinar.
Passo 2
Primeiro, vamos revisar o que são as principais ametropias:
- Miopia: dificuldade em ver objetos distantes claramente.
- Hipermetropia: dificuldade em ver objetos próximos claramente.
- Astigmatismo: visão borrada ou distorcida devido a uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino.
Passo 3
Agora, vamos entender se é possível ter hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo no mesmo olho. A hipermetropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal ou a córnea tem pouca curvatura, fazendo com que a luz se foque atrás da retina. Já o astigmatismo acontece devido a uma irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino, fazendo com que a luz se foque em mais de um ponto na retina.
Passo 4
Como essas condições afetam a focalização de maneiras diferentes, é totalmente possível que uma pessoa tenha ambos ao mesmo tempo. Ou seja, além de a luz se concentrar atrás da retina (hipermetropia), a irregularidade na curvatura pode causar visão borrada ou distorcida (astigmatismo).
Passo 5
Portanto, a combinação de hipermetropia e astigmatismo no mesmo olho não só é possível como também bastante comum. Muitos pacientes que procuram correção visual apresentam mais de uma dessas condições simultaneamente.
Resposta
Sim, a hipermetropia e o astigmatismo podem ocorrer simultaneamente no mesmo olho.