- A arte grega estava profundamente ligada a religião e atingiu seu ponto máximo em:
a) Grécia
b) Roma
c) Olímpia
d) Atenas.
a) Grécia
b) Roma
c) Olímpia
d) Atenas.
Passo 1
O enunciado pergunta onde a arte grega, intimamente ligada à religião, atingiu seu ponto máximo. O conteúdo envolve o estudo dos períodos e centros de produção artística na Grécia Antiga, especialmente o apogeu no período clássico.
Passo 2
A arte grega evoluiu em três fases principais: período arcaico (esculturas rígidas e frontais), período clássico (ideal de proporção, naturalismo e harmonia) e período helenístico (emoção e movimento). Para identificar o auge formal e estético, focamos no período clássico.
Passo 3
No período clássico, Atenas sob Péricles tornou-se o grande centro cultural e religioso. Ali foram erguidos o Partenon e outras construções da Acrópole, e trabalharam escultores como Fídias, que criaram obras-primas em mármore e bronze, refletindo a fusão entre religião e arte.
Passo 4
Das demais opções, “Grécia” é genérico demais, “Roma” refere-se à arte romana posterior e “Olímpia” era apenas um santuário religioso, sem o mesmo desenvolvimento artístico integrado ao tecido urbano e político que houve em Atenas.
Resposta
d) Atenas