1. Atividade Assíncrona 6 (a):

Para a viga de perfil de aço laminado com abas largas (W150x24,0), submetida ao carregamento indicado, determinar a tensão normal máxima, devido à flexão, e a correspondente tensão de cisalhamento neste ponto.
Marcar a alternativa que corresponde à:
a) Tensão normal de flexão máxima:
Sigma(máx) =52 \mathrm{MPa}
Sigma(máx) =97 \mathrm{MPa}
Sigma(máx) =89 \mathrm{MPa}
Sigma(máx) =0 \mathrm{MPa}
Sigma(máx) =119 \mathrm{MPa}

Passo 1

O enunciado pede a tensão normal máxima de flexão em uma viga perfil W 150\times 24 submetida a um “carregamento indicado”. Para calcular essa tensão usamos a fórmula da flexão simples
\sigma = \frac{M}{S_x},
onde M é o momento fletor máximo e S_x é o módulo de seção plástico ou elástico (conforme o caso) do perfil W 150\times 24.

Passo 2

Como o diagrama de carregamento (forças, distâncias e condições de apoio) não foi fornecido, não conhecemos o valor do momento fletor máximo M. Sem esse dado, não é possível determinar numericamente \sigma_{\max}.

Resposta

Não há informação suficiente (diagrama de carregamento) para calcular a tensão normal máxima de flexão.

Exercícios relacionados