Através da Lei de Hess é possível calcular a entalpia de determinadas reações ou processos.
a) Escreva o enunciado da Lei de Hess.
b) O que é uma função de estado e qual é sua relação com a Lei de Hess?
c) Se invertermos uma equação química para aplicação na Lei de Hess o que acontece com seu valor de entalpia? E se multiplicarmos a equação por um determinado fator?

Passo 1

Vamos resolver as questões sobre a Lei de Hess! Vamos precisar entender o que é a Lei de Hess, o que são funções de estado e como manipular equações químicas para calcular entalpias usando essa lei.

Passo 2

a) Enunciado da Lei de Hess
A Lei de Hess afirma que a variação da entalpia total de uma reação química é independente do caminho entre os estados inicial e final. Ou seja, não importa como a reação ocorre, o ΔH total será sempre o mesmo.

Passo 3

b) Função de Estado e sua Relação com a Lei de Hess
Uma função de estado é uma propriedade que depende apenas do estado atual do sistema, não de como ele chegou lá. Exemplos incluem entalpia, energia interna e entropia. A relação com a Lei de Hess é que, como a entalpia é uma função de estado, a variação de entalpia total depende apenas dos estados inicial e final da reação, permitindo que a entalpia de reações complexas seja calculada a partir de reações mais simples.

Passo 4

c) Inversão e Multiplicação de Equações Químicas na Lei de Hess
  • Inverter uma equação química: Quando invertemos uma equação, o sinal da variação de entalpia também inverte. Se a entalpia da reação original era +ΔH, após a inversão será -ΔH.
  • Multiplicar a equação por um fator: Se multiplicarmos todos os coeficientes da equação por um número, a variação de entalpia também é multiplicada por esse mesmo número. Por exemplo, se multiplicarmos a equação por 2, então ΔH será 2ΔH.

Resposta

a) A Lei de Hess afirma que a variação da entalpia total de uma reação química é independente do caminho entre os estados inicial e final.
b) Uma função de estado é uma propriedade que depende apenas do estado atual do sistema, não do caminho percorrido para chegar lá. A Lei de Hess utiliza o fato de que a entalpia é uma função de estado para calcular variações de entalpia em reações complexas a partir de reações mais simples.
c) Ao invertermos uma equação química, o valor da entalpia também inverte seu sinal. Se multiplicarmos a equação por um fator, o valor da entalpia é multiplicado pelo mesmo fator.

Exercícios relacionados