Um banco possui as seguintes informações dos seus 5000 clientes: número da conta do cliente e saldo do cliente. Faça um programa, utilizando a função abaixo, que leia os dados dos clientes e exiba para cada cliente o número da conta, o saldo do cliente e uma mensagem informando se o saldo dele está acima do saldo médio dos clientes do banco, abaixo do saldo médio dos clientes do banco ou se é igual ao saldo médio dos clientes do banco. O seu programa deverá utilizar a função abaixo.
a) leitura: recebe como parâmetro dois vetores a serem preenchidos, lê os dados de cada cliente, armazenando-os nos vetores. Esta função irá também calcular e retornar o saldo médio dos clientes do banco.

Passo 1

O enunciado pede um programa em C que armazene dados de 5000 clientes (número da conta e saldo), calcule o saldo médio e, para cada cliente, exiba seu número de conta, seu saldo e se esse saldo está acima, abaixo ou igual ao saldo médio. O conteúdo envolvido é manipulação de vetores, funções, cálculo de média e estruturas de repetição e condição em C.

Passo 2

Implementar a função leitura que recebe dois vetores (um para contas e outro para saldos), faz a leitura de 5000 pares (conta e saldo), acumula a soma dos saldos e retorna o saldo médio.

Passo 3

No main, declarar os vetores de tamanho 5000, chamar leitura para preencher esses vetores e obter o saldo médio, e em seguida percorrer todos os clientes para exibir os dados solicitados.

Passo 4

Dentro do laço de impressão no main, comparar cada saldo com a média retornada pela leitura e usar if/else if/else para escolher a mensagem adequada: “acima do saldo médio”, “abaixo do saldo médio” ou “igual ao saldo médio”.

Resposta

#include <stdio.h>
#define N 5000

double leitura(int contas[], double saldos[]) {
    double soma = 0.0;
    for (int i = 0; i < N; i++) {
        printf("Digite o numero da conta e o saldo do cliente %d:\n", i + 1);
        scanf("%d %lf", &contas[i], &saldos[i]);
        soma += saldos[i];
    }
    return soma / N;
}

int main() {
    int contas[N];
    double saldos[N];
    double media;

    media = leitura(contas, saldos);

    for (int i = 0; i < N; i++) {
        printf("Conta: %d, Saldo: %.2f - ", contas[i], saldos[i]);
        if (saldos[i] > media) {
            printf("acima do saldo medio\n");
        } else if (saldos[i] < media) {
            printf("abaixo do saldo medio\n");
        } else {
            printf("igual ao saldo medio\n");
        }
    }

    return 0;
}

Exercícios relacionados